Como surge um empreendedor? Proposição de um modelo conceitual de análise do background de empreendedores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e97576Palavras-chave:
Background, Empreendedorismo, Empreendedor, Surgimento, ModeloResumo
Objetivo: Propomos um modelo conceitual que reúne diferentes fatores que antecedem a formação do empreendedor, o chamado background do empreendedor.
Metodologia/abordagem: A presente pesquisa foi operacionalizada segundo três etapas, a saber: revisão sistemática da literatura, entrevistas em profundidade com especialistas e grupo focal com empreendedores; sendo seguida pela etapa do modelo, que compreendeu entrevistas em profundidade baseadas em relatos de 12 empreendedores.
Originalidade/relevância: Muito se estuda sobre a vida de um empreendedor após o início de sua atividade. No entanto, pouco se analisa sobre isso antes do momento inicial da atividade empreendedora.
Principais achados: O estudo propõe um modelo de análise do background do empreendedor, que apresenta seis eixos de análise capazes de prever o perfil empreendedor, nomeados: família, local de nascimento ou criação, escolaridade, relações sociodemográficas, atividade profissional; e aspectos filosóficos ou religiosos.
Contribuições teóricas: O presente estudo introduz um instrumento que permite mapear características prévias à atividade empreendedora.
Contribuições da gestão: Como contribuição geral, pode ser utilizada em políticas públicas voltadas ao incentivo ao empreendedorismo, bem como auxiliar instituições privadas de apoio ao empreendedorismo.
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