Como surge um empreendedor? Proposição de um modelo conceitual de análise do background de empreendedores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e97576

Palavras-chave:

Background, Empreendedorismo, Empreendedor, Surgimento, Modelo

Resumo

Objetivo: Propomos um modelo conceitual que reúne diferentes fatores que antecedem a formação do empreendedor, o chamado background do empreendedor.

Metodologia/abordagem: A presente pesquisa foi operacionalizada segundo três etapas, a saber: revisão sistemática da literatura, entrevistas em profundidade com especialistas e grupo focal com empreendedores; sendo seguida pela etapa do modelo, que compreendeu entrevistas em profundidade baseadas em relatos de 12 empreendedores.

Originalidade/relevância: Muito se estuda sobre a vida de um empreendedor após o início de sua atividade. No entanto, pouco se analisa sobre isso antes do momento inicial da atividade empreendedora.

Principais achados: O estudo propõe um modelo de análise do background do empreendedor, que apresenta seis eixos de análise capazes de prever o perfil empreendedor, nomeados: família, local de nascimento ou criação, escolaridade, relações sociodemográficas, atividade profissional; e aspectos filosóficos ou religiosos.

Contribuições teóricas: O presente estudo introduz um instrumento que permite mapear características prévias à atividade empreendedora.

Contribuições da gestão: Como contribuição geral, pode ser utilizada em políticas públicas voltadas ao incentivo ao empreendedorismo, bem como auxiliar instituições privadas de apoio ao empreendedorismo.

Biografia do Autor

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração (FURG); MBA em Gestão estratégica de Negócios (Unopar); Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação (IFMG); Aperfeiçoado em Como ensinar a distância (Uniasselvi), Bacharel em Administração (FURG) e Licenciado em História (Uniasselvi). Atualmente, é Estudante do Doutorado em Administração (UFSC).

Livia Castro D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora e Mestra em Administração (UNISINOS); MBA em Marketing (ESPM) e Bacharela em Administração (FURG). Professora na FURG.

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor e Mestre em Administração (UFRGS); Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS (Hospital Sírio-Libanês) e Bacharel em Administração de Empresas (FURG). Professor na FURG.

Alisson de Moraes Bastos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre e Bacharel em Administração (FURG).

Referências

Ahn, K., & Winters, J. V. (2023). Does education enhance entrepreneurship? Small Business Economics, 61(2), 717-743. https://doi.org/10.1007/s11187-022-00701-x

Alonso-Almeida, M. D. M., Perramon, J, & Bagur, L (2015). Women managers and corporate social responsibility (CSR) in Spain: Perceptions and drivers. Women's Studies International Forum, 50(1), 47-56. https://doi.org/10.1016/j.wsif.2015.02.007

Bauer, M. W., Gaskell, G. (2008). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. (7. ed.). São Paulo: Editora Vozes Limitada.

Boca, D. G. (2014). Modeling the Future Entrepreneurship. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 109(1), 427-431. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.485

Bocanegra, A. L., Fernández, J. G., Ruiz, P. G., Puyana, M. G., & Millán, M. R. B. G. (2022). Does background matter? Analysis of the influence of sex, socioeconomic status and the existence of an entrepreneurial family member as a precursor to entrepreneurship in university students of Sport Sciences. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 31(1), 1-9. https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2022.100394

Botelho, T., Harrison, R., & Mason, C. (2023). Business angel investment as an informal learning process: Does experience matter?. British Journal of Management, 34(1), 321-342. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12583

Crowley, F., & Barlow, P. (2022). Entrepreneurship and social capital: a multi-level analysis. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 28(9), 492-519. https://doi.org/10.1108/IJEBR-10-2021-0868

Dewitt, S., Sadeghi, V. J., Sukumar, A., Nagaraju, R. A., Sadraei, R., & Li, F. (2023). Family dynamics and relationships in female entrepreneurship: An exploratory study. Journal of Family Business Management, 13(3), 626-644. https://doi.org/10.1108/JFBM-01-2022-0013

Diochon, M., Menzies, T. V., & Gasse, Y. (2005) Canadian Nascent Entrepreneurs’ Start-up Efforts: Outcomes and Individual Influences on Sustainability, Journal of Small Business & Entrepreneurship, 18(1), 53-74. https://doi.org/10.1080/08276331.2005.10593332

Dornelas, J. C. A. (2015). Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso (3ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Fernandes, N. P.; D’avila, L. C.; Cruz, A. P. C. & Pereira Junior, E. F. Z. (2020). Quem é o empreendedor? A busca por uma definição do conceito através da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 7(3), 26-62. http://dx.doi.org/10.18226/23190639.v7n3.02

Garçon, M. M. & Nassif, V. M. J. (2021) Entrepreneurship in social: Brazilian university studentstoward a career with purpose. RAUSP Management Journal, 56(3), 366-381. https://doi.org/10.1108/RAUSP-10-2020-0248

Hadžić, M., & Dinç, S. M. (2016). The relationship among personal background, personality traits, environmental factors and entrepreneurial intention of women in northern Montenegro. Proceedings Book, 27.

Harlez, Y., & Malagueño, R. (2016). Examining the joint effects of strategic priorities, use of management control systems, and personal background on hospital performance. Management Accounting Research, 30(1), 2-17. https://doi.org/10.1016/j.mar.2015.07.001

Kinias, I. G. (2013). The Importance of the Entrepreneurial Background in the Detection and the Utilization of the Information. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 73(1), 564-572. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.02.092

Lee, S. Y., Florida, R., & Acs, Z. (2004). Creativity and entrepreneurship: A regional analysis of new firm formation. Regional Studies, 38(8), 879-891.

Lima, L. G. de, Nassif, V. M. J., & Garçon, M. M. (2020). O Poder do Capital Psicológico: A Força das Crenças no Comportamento Empreendedor. Revista De Administração Contemporânea, 24(4), 317-334. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020180226

Marques, N., Sbragia, R., Oliveira Junior, M., & Borini, F. (2020). Entrepreneur’s background and product innovation. Management Research: The Journal of the Iberoamerican Academy of Management, 18(2), 153-169. https://doi.org/10.1108/MRJIAM-11-2018-0878

Paes, N. N., Camargo Neto, R. P., Moraes, I. S., & Menezes, G. R. (2019). Determinantes do empreendedorismo no Rio Grande do Sul. SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 23(2), 59-68. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8738

Pereira Junior, E. F. Z. (2020). Background do empreendedor: proposta e validação de um modelo. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande). https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURG_018097a56513bed76718d8b867bec56b

Pirhadi, H., Soleimanof, S., & Feyzbakhsh, A. (2023). Unpacking entrepreneurial alertness: How character matters for entrepreneurial thinking. Journal of Small Business Management, 61(1), 155-186.

Popelka, C. A., Fanslow, A. M., & Littrell, M. A. (1992). Profiles of success: Mexican textile handcraft entrepreneurs and their businesses. Home Economics Research Journal, 20(1), 235-253. https://doi.org/10.1177/1077727X9202000401

Schumpeter, J. A. (1934) Theory of Economic Development. Cambridge: Harvard University Press.

Uemura, M. R. B., Vasconcellos, L., & Silva, L. H. D. (2023). Educação Empreendedora na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ciências da Administração, 25(65), 1-22. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e86177

Wang, C. L., Tee, D. D., & Ahmed, P. K. (2012). Entrepreneurial leadership and context in Chinese firms: A tale of two Chinese private enterprises. Asia Pacific Business Review, 18(4), 505-530. https://doi.org/10.1080/13602381.2012.690257

Weng Y. H., Kuo K. N., Yang C. Y., Lo H. L., Chen C., Chiu Y. W. (2013) Implementation of evidence-based practice across medical, nursing, pharmacological and allied healthcare professionals: a questionnaire survey in nationwide hospital settings. Implement Sci. 8(1) 1-10. https://doi.org/10.1186/1748-5908-8-112

Westley, F. (1991). Bob Geldof and Live Aid: The Affective Side of Global Social Innovation. Human Relations, 44(10), 1011-1036. https://doi.org/10.1177/001872679104401001

Publicado

23-04-2025

Como Citar

Pereira Junior, E. F. Z., D’Avila, L. C., Lunardi, G. L., & Bastos, A. de M. (2025). Como surge um empreendedor? Proposição de um modelo conceitual de análise do background de empreendedores. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e97576

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.