Inovação do modelo de negócios, capacidades organizacionais e desempenho da empresa: Os efeitos moderadores da turbulência ambiental durante duas crises recentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e97755Palavras-chave:
Inovação do modelo de negócios, Turbulência ambiental, Desempenho empresarial, Capacidades organizacionaisResumo
Objetivo: Este estudo explora a influência da Inovação de Modelo de Negócios (IMN) nas capacidades organizacionais e no desempenho da empresa durante duas crises brasileiras recentes: a recessão de 2015-16 e a pandemia de COVID-19 de 2020.
Metodologia/abordagem: O estudo adotou um survey on-line de duas ondas, focando executivos que interagiram com uma escola de negócios brasileira. A primeira onda ocorreu durante a recessão de 2015-16 e a segunda durante a pandemia de 2020.
Originalidade/Relevância: Esta pesquisa auxilia a compreensão de como as empresas respondem a crises de diferentes naturezas inovando seus modelos de negócios e o papel das capacidades organizacionais na mediação desse processo.
Principais conclusões: Em 2015-16, as empresas de setores menos turbulentos que adotaram o IMN obtiveram melhor desempenho. Em contrapartida, durante a pandemia de 2020, o IMN em ambientes altamente turbulentos levou a um desempenho superior. O estudo destaca a importância do alinhamento de recursos e capacidades com o contexto da crise para o ajuste organizacional e o desempenho em tempos turbulentos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa está alinhada com a Teoria Baseada em Recursos (RBT) e com a literatura sobre capacidades dinâmicas, esclarecendo as interações entre IMN, capacidades organizacionais e turbulência durante as crises.
Contribuições sociais/gerenciais: A compreensão da interação entre IMN, capacidades e turbulência podem orientar as empresas em suas respostas às crises econômicas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na adaptabilidade. Esta pesquisa oferece percepções valiosas para as organizações que navegam em ambientes turbulentos.
Referências
Amit, R., & Zott, C. (2012). Creating value through business model innovation. MIT Sloan Management Review, 53(3), 41–49.
Bagozzi, R. P., Yi, Y., & Phillips, L. W. (1991). Assessing Construct Validity in Organizational Research. Administrative Science Quarterly, 36(3), 421. https://doi.org/10.2307/2393203
Balassiano, M. (2018). Recessão Brasileira (2014-2016): Uma Análise por Meio do Método do Controle Sintético do PIB, PIB per capita, Taxa de Investimento e Taxa de Desemprego. In 46o Encontro Nacional de Economia - ANPEC 2018 (pp. 1–20). Retrieved from https://www.anpec.org.br/encontro/2018/submissao/files_I/i4-e40f41cc1badaf4207dc9dc7f5823cc8.pdf
Balassiano, M. (2020). Década cada vez mais perdida na economia brasileira e comparações internacionais. Retrieved May 20, 2021, from https://portal.fgv.br/artigos/decada-cada-vez-mais-perdida-economia-brasileira-e-comparacoes-internacionais
Balboni, B., Bortoluzzi, G., Pugliese, R., & Tracogna, A. (2019). Business model evolution, contextual ambidexterity and the growth performance of high-tech start-ups. Journal of Business Research, 99(August 2018), 115–124. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.02.029
Barney, J. B. (2021). The Emergence of Resource-Based Theory: A Personal Journey. Journal of Management, 47(7), 1663–1676. https://doi.org/10.1177/01492063211015272
Barney, J. B., Ketchen, D. J., & Wright, M. (2021). Resource-Based Theory and the Value Creation Framework. Journal of Management, 47(7), 1936–1955. https://doi.org/10.1177/01492063211021655
Barney, J., & Clark, D. N. (2007). Resource-based theory: creating and sustaining competitive advantage (1st ed.). New York, NY: Oxford University Press.
BBC. (2020). Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil. BBC News Brasil. Retrieved from https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55048624
Borça Junior, G., Barboza, R. M., & Furtado, M. (2019). A recuperação do PIB brasileiro em recessões: uma visão comparativa. Retrieved May 20, 2021, from https://blogdoibre.fgv.br/posts/recuperacao-do-pib-brasileiro-em-recessoes-uma-visao-comparativa
Bughin, J., Berjoan, S., Hintermann, F., & Xiong, Y. (2021). When and How Much? Dynamic Capabilities Investment as Resilience Responses during the COVID-19 Crisis. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.3958341
Christensen, C. M., Anthony, S. D., Berstell, G., & Nitterhouse, D. (2007). Finding the Right Job For Your Product. MIT Sloan Management Review, 48(3), 38–47.
Clauss, T., Breier, M., Kraus, S., Durst, S., & Mahto, R. V. (2022). Temporary business model innovation – SMEs’ innovation response to the Covid-19 crisis. R and D Management, 52(2), 294–312. https://doi.org/10.1111/radm.12498
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications Inc.
Cucculelli, M., & Bettinelli, C. (2015). Business models, intangibles and firm performance: evidence on corporate entrepreneurship from Italian manufacturing SMEs. Small Business Economics, 45(2), 329–350. https://doi.org/10.1007/s11187-015-9631-7
DeVellis, R. F., & Thorpe, C. T. (2022). Scale Development Theory and Applications Fifth Edition. SAGE Publications, Inc. (5th ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications Inc.
Donner, M., & de Vries, H. (2021). How to innovate business models for a circular bio-economy? Business Strategy and the Environment, 30(4), 1932–1947. https://doi.org/10.1002/bse.2725
Drnevich, P. L., & Kriauciunas, A. P. (2011). Clarifying the conditions and limits of the contributions of ordinary and dynamic capabilities to relative firm performance. Strategic Management Journal, 32, 254–279. https://doi.org/10.1002/smj.882
Eisenhardt, K. M., & Martin, J. A. (2000). Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21(10–11), 1105–1121. https://doi.org/10.1002/1097-0266(200010/11)21:10/11<1105::AID-SMJ133>3.0.CO;2-E
Emery, F. E., & Trist, E. L. (1965). The causal texture of organizational environments. Human Relations, 18, 21–32.
Filho, C. G., Veit, M. R., Souki, G. Q., Monteiro, P. R. R., & Neto, M. T. R. (2012). Strategy, market orientation and entrepreneurship: Proposition and test of rival business performance prediction models. International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management, 15(4), 275–291. https://doi.org/10.1504/12.48082
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39. https://doi.org/10.2307/3151312
Guo, H., Tang, J., Su, Z., & Katz, J. A. (2017). Opportunity recognition and SME performance: The mediating effect of business model innovation. R&D Management, 47(3), 431–442.
Hagel, J., Brown, J. S., & Kulasooriya, D. (2011). The 2011 shift index: measuring the forces of long-term change. Retrieved from https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/nl/Documents/center-for-the-edge/deloitte-nl-center-for-the-edge-shift-index.pdf
Helfat, C. E., Finkelstein, S., Mitchell, W., Peteraf, M., Singh, H., Teece, D. J., & Winter, S. G. (2007). Dynamic capabilities: understanding strategic change in organizations (1st ed.). Malden, MA, USA: Blackwell Publishing.
Heredia, J., Castillo-Vergara, M., Geldes, C., Carbajal Gamarra, F. M., Flores, A., & Heredia, W. (2022). How do digital capabilities affect firm performance? The mediating role of technological capabilities in the “new normal.” Journal of Innovation and Knowledge, 7(2), 100171. https://doi.org/10.1016/j.jik.2022.100171
IBGE. (2018). Em 2016, PIB chega a R$ 6,3 trilhões e cai 3,3% em volume. Retrieved May 22, 2021, from https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/22936-em-2016-pib-chega-a-r-6-3-trilhoes-e-cai-3-3-em-volume
Jaworski, B. J., & Kohli, A. K. (1993). Market Orientation: Antecedents and Consequences. Journal of Marketing, 57(3), 53–70. https://doi.org/10.1177/002224299305700304
Kmieciak, R., Michna, A., & Meczynska, A. (2012). Innovativeness, empowerment and IT capability: Evidence from SMEs. Industrial Management and Data Systems, 112(5), 707–728. https://doi.org/10.1108/02635571211232280
Latifi, M. A., Nikou, S., & Bouwman, H. (2021). Business model innovation and firm performance: Exploring causal mechanisms in SMEs. Technovation, 107(May 2020), 1–12. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2021.102274
Leppänen, P., George, G., & Alexy, O. (2023). When Do Novel Business Models Lead To High Performance? a Configurational Approach To Value Drivers, Competitive Strategy, and Firm Environment. Academy of Management Journal, 66(1), 164–194. https://doi.org/10.5465/amj.2020.0969
Lindskov, A. (2022). Hypercompetition: a review and agenda for future research. Competitiveness Review, 32(3), 391–427. https://doi.org/10.1108/CR-06-2021-0097
McDonald, R. E., Masselli, J. J., & Chanda, B. (2021). Nonprofit business model innovation as a response to existential environmental threats: Performing arts in the United States. Journal of Business Research, 125(December 2019), 750–761. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.12.022
Mokhtarzadeh, N. G., Mahdiraji, H. A., Jafarpanah, I., & Cao, D. (2022). Examining the Influence of Environmental Turbulence on Firm Innovation Performance in Emerging Markets: Using an Environment-Strategy-Performance Framework. International Journal of Innovation Management, 26(4), 1–34. https://doi.org/10.1142/S1363919622500281
Muthen, B., & Kaplan, D. (1992). A comparison of some methodologies for the factor analysis of non-normal Likert variables: A note on the size of the model. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 45(1), 19–30. https://doi.org/10.1111/j.2044-8317.1992.tb00975.x
Netemeyer, R. G., Bearden, W. O., & Sharma, S. (2003). Scaling procedures: issues and applications (First). New York, USA: Sage Publications.
Olabode, O. E., Boso, N., Hultman, M., & Leonidou, K. N. (2022). Big data analytics capability and market performance: The roles of disruptive business models and competitive intensity. Journal of Business Research, 139(2), 1238–1230. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.10.042
Perin, M. G., & Sampaio, C. H. (2004). Oientação para o Mercado, Porte Empresarial e Performance. Revista de Administração de Empresas - RAE, 44(3), 76–88.
Protogerou, A., Caloghirou, Y., & Lioukas, S. (2012). Dynamic capabilities and their indirect impact on firm performance. Industrial and Corporate Change, 21(3), 615–647. https://doi.org/10.1093/icc/dtr049
Salamzadeh, A., Mortazavi, S., Hadizadeh, M., & Braga, V. (2023). Examining the effect of business model innovation on crisis management: the mediating role of entrepreneurial capability, resilience and business performance. Innovation & Management Review, 20(2), 132–146. https://doi.org/10.1108/INMR-11-2021-0213
Siggelkow, N. (2011). Firms as Systems of Interdependent Choices. Journal of Management Studies, 48(5), 1126–1140. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2011.01010.x
Silverstein, D., Samuel, P., & DeCarlo, N. (2009). The Innovator’s Toolkit. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons.
Snihur, Y., Zott, C., & Amit, R. (2021). Managing the value appropriation dilemma in business model innovation. Strategy Science, 6(1), 22–38. https://doi.org/10.1287/STSC.2020.0113
Soares, M. do C. (2013). O Impacto Da Orientação Para O Empreendedorismo, Com a Moderação Da Turbulência Ambiental, Na Performance Empresarial. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Spieth, P., Breitenmoser, P., & Röth, T. (2023). Business model innovation: Integrative review, framework, and agenda for future innovation management research. Journal of Product Innovation Management, (July), 1–28. https://doi.org/10.1111/jpim.12704
Spieth, P., & Schneider, S. (2016). Business model innovativeness: designing a formative measure for business model innovation. Journal of Business Economics, 86(6), 671–696. https://doi.org/10.1007/s11573-015-0794-0
Teece, D. J. (2014). The foundations of enterprise performance: dynamic and ordinary capabilities in an (economic) theory of firms. The Academy OfManagement Perspectives 2014, 28(4), 328–352.
Teece, D. J. (2016). Dynamic capabilities and entrepreneurial management in large organizations: Toward a theory of the (entrepreneurial) firm. European Economic Review, 86, 202–216. https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2015.11.006
Teece, D. J. (2018). Business models and dynamic capabilities. Long Range Planning, 51(1), 40–49. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2017.06.007
Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509–533.
Turulja, L., & Bajgoric, N. (2019). Innovation, firms’ performance and environmental turbulence: is there a moderator or mediator? European Journal of Innovation Management, 22(1), 213–232. https://doi.org/10.1108/EJIM-03-2018-0064
Ulwick, A. W. (2016). Jobs to be done: theory to practice. Idea Bite Press.
Ulwick, Anthony W. (2005). What Customers Want: Using Outcome-Driven Innovation to Create Breakthrough Products and Services. New York: McGraw Hill Professional.
UNCTAD. (2020a). COVID-19 and E-commerce: Findings from a survey of online consumers in 9 countries. Geneva, CH. Retrieved from https://unctad.org/system/files/official-document/dtlstictinf2020d1_en.pdf
UNCTAD. (2020b). COVID-19 has changed online shopping forever, survey shows. Retrieved May 28, 2021, from https://unctad.org/press-material/covid-19-has-changed-online-shopping-forever-survey-shows
Wang, J., & Habibulla, H. (2021). The conflict between existing and new business models: the effect of resource redeployment on incumbent performance. R&D Management, 51(5), 494–520.
Wilhelm, H., Maurer, I., & Ebers, M. (2022). (When) Are Dynamic Capabilities Routine? A Mixed-Methods Configurational Analysis. Journal of Management Studies, 59(6), 1531–1562. https://doi.org/10.1111/joms.12789
Winter, S. G. (2000). The satisficing principle in capability learning. Strategic Management Journal, 21(10–11), 981–996. https://doi.org/10.1002/1097-0266(200010/11)21:10/11<981::AID-SMJ125>3.0.CO;2-4
Winter, S. G. (2003). Understanding dynamic capabilities. Strategic Management Journal, 24(10 SPEC ISS.), 991–995. https://doi.org/10.1002/smj.318
Winter, S. G. (2018). Pisano on dynamic capability: Why size matters. Industrial and Corporate Change, 27(6), 1181–1186. https://doi.org/10.1093/icc/dty048
World Bank. (2020). Covid-19 in Brazil: impacts and policy responses. Washington, DC. Retrieved from http://documents1.worldbank.org/curated/en/152381594359001244/pdf/Main-Report.pdf
Wunker, S., Wattman, J., & Farber, D. (2016). Jobs to be Done: A Roadmap for Customer-Centered Innovation (1st ed.). New York: AMACON.
Zhao, Y., von Delft, S., Morgan-Thomas, A., & Buck, T. (2020). The evolution of platform business models: Exploring competitive battles in the world of platforms. Long Range Planning, 53(4), 101892. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2019.101892
Zott, C., Amit, R., & Massa, L. (2011). The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, 37(4), 1019–1042. https://doi.org/10.1177/0149206311406265
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Plínio Rafael Reis Monteiro, Luís Henrique dos Santos Figueiredo, Áurea Helena Puga Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. RCA reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista RCA passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Os autores cedem à RCA os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Esta licença permite que qualquer usuário tenha direito de:
Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado (citar e referenciar), prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.