Como estamos pesquisando? Aspectos metodológicos de estudos na interface entre Educação e Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102041Palavras-chave:
educação em ciências, tecnologia educacional, revisão de literatura, pesquisa em educação, metodologia de pesquisaResumo
Este artigo apresenta uma análise das indicações metodológicas em publicações científicas cuja temática explore a interface entre educação em ciências e tecnologias. Utilizou-se a revisão integrativa de literatura. Foram escolhidas cinco bases de dados (Eric, Scielo, Web of Science, Redalyc e Scopus). O lapso temporal abarcou o período de 2011-2021. O corpus de análise resultou em 324 artigos. Os resultados mostram que há uma preponderância de estudos de natureza qualitativa. As escolhas metodológicas da maioria dos estudos analisados os posicionam como pesquisas cujos fundamentos estão nas Ciências Humanas e Sociais, o que pode indicar o entendimento de que as tecnologias são fenômenos sociotécnicos, portanto, essencialmente culturais e humanos. Os estudos do corpus também apresentam lacunas na definição clara de alguns elementos metodológicos como tipificação, finalidade da pesquisa e procedimentos ou perspectivas analíticas. Já as técnicas de coleta de dados são claramente descritas na maioria dos estudos.
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