Biologia celular: uma revisão sistemática sobre experiências didáticas no ensino médio

Autores

  • Ayane de Souza Paiva Universidade Federal da Bahia
  • Ana Paula Miranda Guimarães Instituto Federal da Bahia
  • Rosiléia Oliveira de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p201

Resumo

O ensino de biologia celular tem sido objeto de estudos que envolvem aspectos curriculares e didáticos. Considerada um campo abstrato na biologia, a citologia é uma temática trabalhada com dificuldade. Este trabalho objetivou analisar formas de abordagem didática de biologia celular propostas para o Ensino Médio, através de uma revisão sistemática na literatura especializada. Utilizamos como critério de marco temporal inicial a década de 1990, quando se consolidou no Brasil a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, perspectiva educacional que consideramos uma tentativa de superação do ensino fragmentado. A investigação envolveu a análise de trabalhos publicados nas principais revistas de pesquisa em ensino de Ciências no âmbito nacional e em anais de encontros nacionais da área. As análises mostraram que nas abordagens propostas predomina uma ênfase conceitualista e cientificista, não acionando comumente a história da ciência, questões sociais e dilemas éticos no processo formativo.

Biografia do Autor

Ayane de Souza Paiva, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2010), especialização em Gestão e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Ipitanga (UNIBAHIA, 2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEFHC-UFBA/UEFS). Membro do Grupo Colaborativo de Pesquisa em Ensino de Ciências - GCPEC-UEFS e do Laboratório em Ensino, Filosofia e História da Biologia - LEFHBio-UFBA. Atualmente é professora substituta na Universidade Estadual de Feira de Santana, ministrando disciplinas ligadas a metodologia e prática do ensino de ciências e biologia.

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal da Bahia

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS).

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora adjunta do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA), em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA).   

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos