Um resgate histórico-epistemológico da observação científica

implicações ao ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86624

Palavras-chave:

Observação científica, História e filosofia da ciência, Natureza da ciência, Ensino de ciências

Resumo

Este artigo traz uma breve contextualização histórica-epistemológica da observação enquanto prática, ideia e categoria epistêmica, perpassando o seu entendimento de uma perspectiva aristotélica ao advento da ciência moderna. A partir da menção às teses de Hanson, Fleck e Shapere, contextualiza a utopia de neutralidade de uma observação científica. Concepções que ainda permeiam o ensino de ciências, fortemente empírico-indutivistas, que envolvem estereótipos de uma observação neutra, livre de pressupostos e subjetividades, que produz bases seguras para obtenção de conhecimentos, são prejudiciais a um melhor entendimento sobre ciência. Assim, por fim, reafirmando a relevância da História e Filosofia da Ciência em promover discussões relativas à Natureza da Ciência, apresenta exemplos de episódios históricos que podem, quando devidamente explorados, ser abordados no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora (2019) e mestre (2015) em Educação Científica e Tecnológica e licenciada em Física (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membro colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC).

Luiz Orlando de Quadro Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel (1973) e mestre (1980) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor (1998) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular (aposentado) do Departamento de Física da UFSC. Até 2015, e desde a sua fundação, foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Coordenador do Apeiron – Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

 

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2023-05-22

Edição

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Artigos