FORMAÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA ENTRE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Education and prevention of self-inflicted violence among future health professionals

Conteúdo do artigo principal

Kelly Graziani Giacchero Vedana
Isadora Manfrinato Cunha

Resumo

Trata-se de um ensaio reflexivo sobre a interface entre a promoção da saúde mental em contextos acadêmicos e a formação de profissionais de saúde para a prevenção da violência autoprovocada. Esse artigo tem como objetivo  promover reflexões sobre a integração entre a formação de profissionais de saúde e a prevenção da violência autoprovocada. A coerência entre o processo ensino-aprendizagem sobre prevenção do suicídio e as vivências institucionais como práticas educativas, contexto educacional e ações de promoção da saúde mental disponíveis,  pode promover benefícios voltados a formação para prevenção do suicídio e as ações promotoras de bem-estar. Este artigo discute e incita o desenvolvimento de diferentes possibilidades de intervenções individuais, coletivas e institucionais que podem contribuir, simultaneamente para a formação de profissionais e prevenção do suicídio em ambientes acadêmicos.  

Detalhes do artigo

Como Citar
GRAZIANI GIACCHERO VEDANA , Kelly; MANFRINATO CUNHA, Isadora. FORMAÇÃO E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA ENTRE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: Education and prevention of self-inflicted violence among future health professionals. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 17, n. 54, 2025. DOI: 10.5007/2595-2420.2025.e109692. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/109692. Acesso em: 25 dez. 2025.
Seção
Edição Especial: 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental. XV Encontro Catarinense de Saúde Mental
Biografia do Autor

Kelly Graziani Giacchero Vedana , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Enfermeira e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra em Portugal. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Líder do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS).

Isadora Manfrinato Cunha, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Graduada em Bacharelado em Enfermagem e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutoranda do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (EERP/USP). Membro do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS). 

Referências

(Anônimo, 2017a). Detalhes omitidos por double-blindreviewing.

(Anônimo, 2017b). Detalhes omitidos por double-blindreviewing.

(Anônimo, 2018a). Detalhes omitidos por double-blindreviewing.

(Anônimo, 2018b). Detalhes omitidos por double-blindreviewing.

ALMEIDA, Aline Siqueira; VEDANA, Kelly Graziani Giachero. Formação e atitudes relacionadas às tentativas de suicídio entre profissionais de Estratégias de Saúde da Família. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 4, p. 92–99, 2020.

ALMEIDA, Michele Silva et al. Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 10, n. 2, p. 226–239, 2019.

ANDRADE, Maria Betânia Tinti de et al. Risco de suicídio em universitários da área da saúde e fatores associados. Revista de Atenção à Saúde, v. 21, p. e20238749, 2023.

ANDRADE, Maria Betânia Tinti de. Atitudes relacionadas ao comportamento suicida e risco de suicídio entre graduandos da área da saúde. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021.

BARRETO, Patricia Amado et al. Morar perto de áreas verdes é benéfico para a saúde mental? Resultados do Estudo Pró-Saúde. Revista de Saúde Pública, v. 53, 2019.

BERRÍO-QUISPE, Margoth Luliana et al. Healthy colleges: the role of the environment in students’ mental well-being. Journal of Ecohumanism, v. 3, n. 8, 2024.

BRADLEY, Joshua; BECKER, Kimberly. Clinical supervision of mental health services: a systematic review of supervision characteristics and practices associated with formative and restorative outcomes. Clinical Supervision, v. 40, n. 1, p. 88–111, 2021.

BREWSTER, Liz et al. “Look after the Staff and They Would Look after the Students”: Cultures of wellbeing and mental health in the university setting. Journal of Further and Higher Education, v. 46, n. 4, p. 1–13, 2021.

BRITO, Franciele Aline Machado de et al. Violência autoprovocada em adolescentes no Brasil segundo os meios utilizados. Cogitare Enfermagem, Maringá, v. 26, p. 1 12, 2021.

CHU, Wendy; WIPPOLD, Guillermo; BECKER, Kimberly. A systematic review of cultural competence trainings for mental health providers. Professional Psychology: Research and Practice, v. 53, n. 4, p. 362–371, 2022.

CLAIR, Ralf St. Andragogy: past and present potential. New Directions for Adult and Continuing Education, 2024, p. 7–13.

COSTA JÚNIOR, Florêncio Mariano da; COUTO, Marcia Thereza. Geração e categorias geracionais nas pesquisas sobre saúde, adoecimento e cuidado. Saúde e Sociedade, v. 24, n. 4, p. 1299–1315, 2015.

DELL, Nathaniel; LONG, Charyonne; MANCINI, Michael. Models of mental health recovery: an overview of systematic reviews and qualitative meta-syntheses. Psychiatric Rehabilitation Journal, v. 44, n. 3, p. 238–253, 2021.

DOWNS, Nancy; ALDERMAN, Tracy; SCHNEIBER, Katharina; SWERDLOW, Neal. Treat and teach our students well: College mental health and collaborative campus communities. Psychiatric Services, Washington, v. 67, n. 9, p. 957–963, 2016.

DUTHEIL, Frédéric et al. Suicide among physicians and health-care workers: a systematic review and meta-analysis. SSRN Electronic Journal, 2019.

EFSTATHIOU, Maria et al. The prevalence of mental health issues among nursing students: an umbrella review synthesis of meta-analytic evidence. International Journal of Nursing Studies, v. 163, p. 104993, 2025.

FERRACIOLI, Natália et al. Sujeito oculto: profissionais de saúde mental e o trabalho com comportamento suicida. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 23, n. 2, p. 382–389, 2022.

FILHO, Orli Carvalho da Silva; AVANCI, Joviana Quintes; ASSIS, Simone Gonçalves de. On the margins of suicide: everyday horizons, turning points and trajectories of protection in peripheral young women. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, n. 10, 2024.

GAIOTTO, Emiliana Maria Grando et al. Response to college students’ mental health needs: a rapid review. Revista de Saúde Pública, v. 55, p. 114, 2022.

GIUSTI, Laura et al. Easier said than done: the challenge to teach “personal recovery” to mental health professionals through a short, targeted and structured training programme. Community Mental Health Journal, 2021.

GÜLER, Cansu.; KAYA, Keziban.; ACU, Buse. Self-stigma to psychological help-seeking among university students in the health sciences: the role of suicide literacy, suicide stigma, and other predictors. BMC Psychology, v. 13, n. 1, 2025.

HALAT, Dalal Hammoudi et al. Mental health interventions affecting university faculty: a systematic review and meta-analysis. BMC Public Health, v. 24, n. 1, p. 3040, 2024.

HEALTH SERVICE EXECUTIVE. Toolkit to support the development and implementation of recovery education 2020–2025.

HORMAZÁBAL-SALGADO, Raul. et al. Person-centred decision-making in mental health: a scoping review. Issues in Mental Health Nursing, v. 45, n. 3, p. 294–310, 2024.

LEITE, Janiely Aparecida Senne de Sousa. A. S. DE S. et al. Adolescents with self-injurious behavior in emergency services: a look at comprehensive care. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 59, 2025.

LI, Wenjing; DORSTYN, Diana; JARMON, Eric. Identifying suicide risk among college students: a systematic review. Death Studies, v. 44, n. 7, p. 1–9, 2019.

LIMA, Sonia Oliveira et al. Prevalência da depressão nos acadêmicos da área de saúde. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019.

LOPES, Daniela Gonsalves. et al. Recomendações para o cuidado de enfermagem à autolesão entre adolescentes e jovens: revisão sistemática. Rev Rene, v. 25, 2024.

LOUREIRO, Luis. et al. Mental health and well-being of undergraduate nursing students: a cross-sectional study using canonical correlation analysis. European Journal of Investigation in Health Psychology and Education, v. 15, n. 9, 2025.

MCNULTY, Jonathan; POLITIS, Yurgus. Empathy, emotional intelligence and interprofessional skills in healthcare education. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, v. 54, n. 2, p. 238–246, 2023.

MELILLO, Antonio. et al. Recovery-oriented and trauma-informed care for people with mental disorders to promote human rights and quality of mental health care: a scoping review. BMC Psychiatry, v. 25, n. 1, 2025.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Viva: instrutivo de notificação de violência doméstica, sexual e outras violências. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

MORAES, Sabrina Marques et al. Atitudes relacionadas ao suicídio entre graduandos de enfermagem e fatores associados. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 29, n. 6, p. 643–649, 2016.

MUELLER, Anna et al. The social roots of suicide: theorizing how the external social world matters to suicide and suicide prevention. Frontiers in Psychology, v. 12, 2021.

NIELSEN, Line. et al. The ABCs of mental health at the university: a multi-level intervention design for promoting mental well-being. Frontiers in Public Health, v. 12, 2024.

O’BRIEN, Clíodhna et al. Suicide prevention curriculum development for health and social care students: a scoping review. PLOS One, v. 20, n. 7, p. e0328776, 2025.

OLIVEIRA, Walter Ferreira de et al. Recovery e saúde mental: uma revisão da literatura latinoamericana. Revista Iberoamericana de Psicología, v. 14, n. 2, p. 69–81, 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (WHO). Guidance on community mental health services: promoting person-centred and rights-based approaches. Geneva: World Health Organization, 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (WHO). Preventing suicide: a global imperative. Geneva: World Health Organization, WHO, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (WHO). Suicide worldwide in 2021: global health estimates. Geneva: World Health Organization, 2025.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (WHO). World mental health report: transforming mental health for all. Geneva: World Health Organization, 2022.

OSAFO, Joseph; et al. Attitudes of psychologists and nurses toward suicide and suicide prevention in Ghana: A qualitative study. International Journal of Nursing Studies, Oxford, v. 49, n. 6, p. 691–700, 2012.

PETRIE, Katherine. et al. Suicide among health professionals in Australia: a retrospective mortality study of trends over the last two decades. Australian & New Zealand Journal of Psychiatry, v. 57, n. 7, 2023.

PIRKIS, Jane. et al. Preventing suicide: a public health approach to a global problem. The Lancet Public Health, v. 9, n. 10, 2024.

PODLOGAR, Tina et al. The model of dynamic balance in therapists’ experiences and views on working with suicidal clients: A qualitative study. Clinical Psychology and Psychotherapy, v. 27, n. 6, p. 977–987, 2020.

RAINBOW, Christopher. et al. Safety plan use and suicide-related coping in a sample of Australian online help-seekers. Journal of Affective Disorders, v. 356, 2024.

RAMAMURTHY, Gita; GREGORY, Robert Recovery-based suicide prevention. Frontiers in Psychiatry, v. 16, 2025.

RAY, Manaan Kar et al. PROTECT: Relational safety based suicide prevention training frameworks. International Journal of Mental Health Nursing, Melbourne, 2020.

SAKASHITA, Tomoe; OYAMA, Hirofumi. Developing a hypothetical model for suicide progression in older adults with universal, selective, and indicated prevention strategies. Frontiers in Psychiatry, v. 10, 2019.

SANTOS, Luciana Almeida; KIND, Luciana. Integralidade, intersetorialidade e cuidado em saúde: caminhos para se enfrentar o suicídio. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, 2020.

SASS, Cara. et al. Valued attributes of professional support for people who repeatedly self-harm: a systematic review and meta-synthesis of first-hand accounts. International Journal of Mental Health Nursing, v. 31, n. 2, 2022.

SCHLITTLER; Leandro Xavier de Camargo et al. Prevalência de comportamento suicida em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, n. 3, 2023.

SILVA, Aline Conceição; PEDROLLO, Laysa Fernanda; VEDANA, Kelly Graziani Giacchero. Promoção da saúde mental em pandemia e situações de desastres. Ribeirão Preto, 2020.

SILVA, Michele Almeida et al. Competências emocionais como dispositivo para integralização do cuidado em saúde: contribuições para o trabalho interprofissional. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 10, n. 2, 2019.

SLADE, Mike. 100 ways to support recovery. 2. ed. Londres: Rethink Mental Illness, 2013.

SLADE, Mike.; WALLACE, Genevieve. Recovery and mental health. In: SLADE, M.; OADES, L.; JARDEN, A. (Ed.). Wellbeing, recovery and mental health. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. p. 24–34.

STANLEY, B; BROWN, G. Safety Planning Guide A Quick Guide for Clinicians. Western Interstate Commission for Higher Education, 2008.

TEIXEIRA, Joaquim Ismael de Sousa et al. Competências socioemocionais na formação do enfermeiro: representações de estudantes, docentes e enfermeiros assistenciais. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 5, p. e6768, 2024.

TELES, Carolina Pinheiro Machado et al. Arte e atividade física como fatores protetores da saúde mental de estudantes de medicina. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, 2022.

THAM, Suzanne; SOLOMON, Phyllis. Development of a culturally safe recovery-oriented mental health practice. Journal of Social Work Practice, 2024.

THOMAS, Joel et al. A novel recovery-based suicide prevention program in Upstate New York. Psychiatric Services, v. 73, n. 6, 2021.

TOWNSEND, Mary C. Psychiatric mental health nursing: concepts of care in evidence-based practice. 8. ed. Philadelphia: F.A. Davis Company, 2015.

VANDEWALLE, Joeri et al. ‘Promoting and preserving safety and a life-oriented perspective’: A qualitative study of nurses’ interactions with patients experiencing suicidal ideation. International Journal of Mental Health Nursing, Melbourne, v. 28, n. 5, p. 1119–1131, 2019b.

VANDEWALLE, Joeri et al. Contact and communication with patients experiencing suicidal ideation: A qualitative study of nurses’ perspectives. Journal of Advanced Nursing, Oxford, v. 75, n. 11, p. 2867–2877, 2019a.

VANDEWALLE, Joeri et al. The working alliance with people experiencing suicidal ideation: A qualitative study of nurses’ perspectives. Journal of Advanced Nursing, Oxford, v. 76, n. 11, p. 3069–3081, 2020.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. As abordagens anglo-saxônicas de empoderamento e recovery (recuperação, restabelecimento) em saúde mental I: uma apresentação histórica conceitual para o leitor brasileiro. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 9, n. 21, p. 31–47, 2017.

VEDANA, Kelly Graziani Giacchero; ZANETTI, Ana Carolina Guidorizzi. Attitudes of nursing students toward to the suicidal behavior. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, 2019.

VISIERS-JIMÉNEZ, Laura. et al. Clinical learning environment and graduating nursing students’ competence: a multi-country cross-sectional study. Nursing & Health Sciences, v. 23, n. 2, p. 398–410, 2021.

WOLITZKY-TAYLOR, Kate et al. Suicide prevention on college campuses: What works and what are the existing gaps? A systematic review and meta-analysis. Journal of American College Health, Washington, v. 68, n. 4, p. 419–429, 2020.

ZHANG, Sijia et al. Suicidal thoughts and behaviors among health care trainees, staff and faculty at an academic medical center. Journal of Clinical Medicine, v. 14, n. 2, p. 574, 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.