Centros de Convivência e produção de vida por uma cultura do cuidado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta resenha tem como objeto o livro Centros de Convivência: arte, cultura e trabalho potencializando a vida, organizado por Thiago Benedito Livramento Melício e Ariadna Patricia Estevez Alvarez, publicado em 2021. O objetivo desta resenha é apresentar reflexões teórico-práticas a partir de uma análise crítica da obra supracitada. Para isso, o método utilizado incluiu quatro etapas: (1) a leitura da obra, (2) a construção de um breve resumo de seu conteúdo, (3) a análise crítica da produção e (4) a formulação teórico-prática realizada pela resenhista. Ou seja, sem a pretensão de esgotar o tema abordado no livro, buscamos expor de forma pessoal e subjetiva nossa perspectiva sobre a obra, tendo como resultado deste processo teórico-reflexivo apontamentos para as principais contribuições do texto para a Saúde Mental e para a promoção de uma cultura do cuidado.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf Acesso 23 mar 2023.
FERIGATO, Sabrina. Cartografia dos Centros de Convivência de Campinas: produzindo redes de encontros [Tese]. Campinas: Departamento de Saúde Coletiva, Unicamp; 2013. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=453595 Acesso 23 mar 2023.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
MELÍCIO, T.B.L; ALVAREZ, A. P.E (Org.). Centro de convivência [livro eletrônico]: arte, cultura e trabalho potencializando a vida. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, 2021.
MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2007.
TEIXEIRA, Ricardo Rodrigues; FERIGATO, Sabrina Helena; COSTA, Rogério. A Reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia: o lugar da cultura. 1. ed. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo: USP - Universidade de São Paulo, 2023.