FORMAÇÃO, SAÚDE MENTAL E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NA SAÚDE DO TRABALHADOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse resumo tem como objetivo apresentar uma síntese propositiva de um curso de formação na ampliação de diálogos colaborativos e interdisciplinares sobre os modos de subjetivação na saúde do trabalhador relacionado com saúde mental. Trata-se de uma sistematização da organização de um curso realizado para servidores públicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante o mês de junho de 2023 e, posteriormente, adaptado para um formato resumido na modalidade de “minicurso” no XIV Encontro Catarinense de Saúde Mental, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Pública/Mental (GPPS), da mesma instituição referida, em outubro de 2023. Assim, espera-se que esse material possa colaborar com outras iniciativas e ações em diferentes espaços e instituições interessadas na promoção e ampliação de debates na interface entre trabalho e saúde mental.
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
CARVALHO, Y.M.; CECCIM, R.B. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In. CAMPOS, G. W. S. et al. (orgs.). Tratado de saúde coletiva. 2.ed. rev. aum. São Paulo: Hucitec, 2012. p.137-170.
FERLA, A.A.; CABRAL, K.V.; BELLOC, M.M.; NICOLI, M.A. (Orgs). Saúde Mental Coletiva: transoceanizando políticas e práticas locais-globais. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2023.
MERHY, EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec. 2005.