O TRABALHO COM SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR Working with mental health of employees at a federal higher education institution Carine Gatto

Conteúdo do artigo principal

Carine Gatto

Resumo

Este artigo aborda o tema da saúde mental dos servidores públicos. Tem como público-alvo os servidores técnico-administrativos que atuam na área de atenção à saúde da comunidade universitária de uma Instituição Federal de Ensino Superior, localizada no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo geral compreender a visão dos profissionais que trabalham com saúde mental acerca da saúde mental dos servidores da Instituição, e como objetivos específicos, conhecer a visão desses profissionais quanto à importância da construção de um Documento Norteador de Boas Práticas em Saúde Mental e definir as diretrizes para a elaboração deste documento. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, realizada através de entrevistas. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demostram que a Universidade pode ser um fator gerador de adoecimento, relacionado com as relações interpessoais, problemas de gestão e a precarização social e do trabalho através do desmonte do serviço público. Obtivemos avanços nas Políticas de Saúde para os servidores públicos, mas ainda se sente a necessidade de uma maior atenção à Promoção da Saúde. Pelos dados obtidos, é imprescindível que a Instituição volte seu olhar para a saúde mental dos servidores, com políticas direcionadas ao combate ao assédio moral, às relações interpessoais, comunicação e programas de melhoria da gestão. Para isso, destaca-se a importância de novas pesquisas e a continuidade do trabalho com este tema.

Detalhes do artigo

Como Citar
GATTO, Carine. O TRABALHO COM SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: Working with mental health of employees at a federal higher education institution Carine Gatto. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 16, n. 48, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/94753. Acesso em: 7 out. 2024.
Seção
Artigos originais

Referências

AHUMADA, H. T., & MARTÍNEZ, M. R. (2011) Conceptos básicos em la evaluacíon del riesgo psicossocial em los centros de trabajo. In A. J. García & A. C. Ávila, (Eds.), Reflexiones teórico-conceptulaes de lo psicossocial em el trabajo (pp. 95-112). Juan Pablos Editor.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENAVIDES, F. G, BENACH, J., & MUNTANER, C. (2002). Psychosocial risk factors at the workplace: is there enough evidence to establish reference values?. Journal of Epidemiology and Community Health

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRASIL, Ministério da Fazenda. Adoecimento Mental e Trabalho: A Concessão de Benefícios por Incapacidade relacionados a transtornos mentais e comportamentais entre 2012 e 2016. Brasília, DF, 2017.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Recursos Humanos. Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal. Brasília, 2010. 332 p.

BRASIL. Decreto no 6.833, de 29 de abril de 2009. Institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - SIASS e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor. Diário Oficial da União 2009.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria Normativa nº 03, de 25 de março de 2013. Brasil, 2013.

DEJOURS, C. (1987). A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. São Paulo: Cortez.

FERREIRA, Hádassa Dolores Bonilha. Assédio moral nas relações de trabalho. 1ª ed. Campinas: Russel Editores, 2004.

FERREIRA, H.M.G. Conflito interpessoal em equipes de trabalho: o papel do líder como gerente das emoções do grupo. Rio de Janeiro, 2017.

FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da previdência social brasileira. Brasília, DF: LPA, 2003.

FLICK, U. (2009). Qualidade na pesquisa qualitativa. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOLDBERG D, Huxley P. Common mental disorders: a bio-social model. London: Routledge; 1992.

GUARESCH, P.A. & Grisci, I.L..C (1993). A Fala do Trabalhador. Petrópolis: Vozes

Harvey, S. B., Modini, M., Joyce, S., Milligan-Saville, J. S., Tan, L., Mykletun, A., Bryant, R. A., Christensen, H., & Mitchell, P. B. (2017). Can work make you mentally ill? A systematic meta-review of work-related risk factors for common mental health problems. Occupational Environmental Medicine, 74(4), 301-310

LAVILLE,Christian; Dionne, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed: Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MARQUES, L.S et al. A constituição da identidade profissional e as relações interpessoais no espaço de trabalho: um olhar do gestor da educação. Dissertação de Mestrado, 2015.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2012, 17(3), 621-626.

MINAYIO, M.C.S. O desafio do conhecimento. 14ª. Ed. São Paulo: Hucitec, 2015

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3ª ed. São Paulo, 1994.

MORIN E.M. Os sentimentos do trabalho. Rev. Administração Emp. 2001; 41(3): 8-9.

VASCONCELLOS L, Machado J. Política nacional de saúde do trabalhador: ampliação do objeto em direção a uma política de Estado. In: Minayo Gomes C, Machado JMH, Pena PGL, organizadores. Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 37-65

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.