BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER TYPE I AND COCAINE USE: A CASE REPORT Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e o uso de cocaína: um relato de caso

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Rocha Martins
Christian Romeu Gandra
Artur Lara Martins
Augusto Portomeo Lemos
Tatiana Borges
Lívia Maria Bolsoni

Resumo

O presente relato de caso aborda a complexa interseção entre o transtorno afetivo bipolar do tipo I e o uso de cocaína, apresentando um cenário desafiador e multifacetado na prática clínica. O paciente em questão, enfrenta uma condição de saúde mental delicada, agravada pelo consumo de substâncias psicoativas. Ao longo deste relato, serão explorados os aspectos clínicos, psicossociais e terapêuticos dessa situação, destacando os desafios enfrentados pelo paciente, bem como as estratégias adotadas para lidar com essa complexa realidade. A análise cuidadosa desse caso específico pode fornecer insights valiosos para a compreensão e o manejo de casos semelhantes na prática clínica. Por meio da colaboração entre os profissionais de saúde envolvidos e a dedicação à busca por soluções eficazes, este relato de caso visa contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do cuidado prestado a pacientes que enfrentam condições de saúde mental desafiadoras associadas ao uso de substâncias psicoativas.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROCHA MARTINS, Gabriela; GANDRA, Christian Romeu; MARTINS, Artur Lara; LEMOS, Augusto Portomeo; BORGES, Tatiana; BOLSONI, Lívia Maria. BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER TYPE I AND COCAINE USE: A CASE REPORT: Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e o uso de cocaína: um relato de caso. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 17, n. 52, p. 1–15, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/99596. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Gabriela Rocha Martins, a:1:{s:5:"pt_BR";s:59:"Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto - IDOMED ";}

Interna do sexto ano de Medicina no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Presidente da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica (ABLACIPE). Fundadora e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica da Estácio de Ribeirão Preto (LACIPERP). Monitora de anatomia humana no curso de Medicina do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (03/2021 - 02/2023). Observer no The Hospital for Sick Kids, Toronto (janeiro de 2023). Diretora de eventos científicos do Centro Acadêmico Tomás Novelino da Universidade de Franca (2019-2020). Presidente e membro fundador do comitê IFMSA BRAZIL UNIFRAN (2020).Área de interesse: cirurgia pediátrica.

Christian Romeu Gandra, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Discente do quinto período do curso de Medicina do Instituto de Educação Médica (IDOMED) no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto; Atual Vice-Presidente do Centro Acadêmico Dr. José Ernesto dos Santos no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto; Atual Diretor Científico da Liga Acadêmica de Pneumologia e Cirurgia Torácica no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto; Atual Diretor Local de Programas e Atividades (LPA-D) e Coordenador Local do Comitê Permanente de Saúde Pública (SCOPH) na Federação Internacional de Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil - RP); Atual Membro Ligante da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto; Membro ligante da Liga Acadêmica da Alegria Irlan Leite de Abreu no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto em 2023/2024; Membro ligante da Liga Acadêmica de Pesquisa no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto em 2023/2024; Diretor da comissão de Marketing do Centro Acadêmico Dr. José Ernesto dos Santos no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto em 2023/2024; Trainee local na Federação Internacional de Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil - RP) em 2023; Voluntário no projeto Médicos nas Ruas em Ribeirão Preto, SP; Estagiário de Férias na área de Medicina do Trabalho na Fundação São Francisco Xavier em 2024; Cursou a disciplina eletiva de Técnicas de Apresentação Oral em 2023.1 e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde em 2024.1.

Artur Lara Martins, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto - IDOMED

Acadêmico de medicina do quinto período no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto; Coordenador local na Federação Internacional de Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil - RP); Voluntário no projeto Médicos nas Ruas em Ribeirão Preto, SP.

Augusto Portomeo Lemos, Universidade José do Rosário Vellano/BH (Unifenas-BH)

Acadêmico de Medicina do 6° ano da Universidade José do Rosário Vellano/BH (Unifenas-BH). Foi membro Fundador do Comitê Local da Universidade de Franca da IFMSA - Brazil.Atuou como Vice - Presidente da CLEV - UNIFENAS BH (2023- 2024), CFO- Chief Financial Officer da Empresa Medskills Júnior (2023-2024), Tesoureiro da Liga Acadêmica de Gastroenterologia(2023-2024). Atualmente é tesoureiro do Diretório Acadêmico Professor Edson Vellano da UNIFENAS -BH (2024-2025) e Diretor de Relações Externas da ABLAC - MG( Associação Brasileira das Ligas Academica de Cirurgia do capítulo de Minas Gerais). Possui como áreas de interesse: Cirurgia Geral .

Tatiana Borges, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto - IDOMED

Enfermeira (bacharelado e licenciatura) e Psicóloga. Mestre pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência clínica, didática e em pesquisa com ênfase em Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental e Psicofarmacologia, tendo atuado junto à graduação (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física) e pós-graduação lato-sensu em universidades privadas e públicas. Experiência internacional consolidada, tendo desenvolvido parte de seu doutorado na Universidade de Alberta, Canadá e sido membro da delegação brasileira que participou do Biovision 2013 - Fórum Internacional de Ciências da Vida (Lyon, França). É membro da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International - Capítulo Rho Upsilon e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança do Paciente, cadastrado no CNPq

Lívia Maria Bolsoni, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto - IDOMED

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio na área de saúde, em ambulatório especializado em Nefrologia, cujas intervenções se constituíam principalmente de escutas orientadas pela abordagem psicanalítica. Ainda na área de saúde, realizou estágio em CAPS III. Também realizou estágio na área de intervenção psicológica, planejando e aplicando atividades de intervenção em crianças vítimas de maus-tratos. Durante a graduação, desenvolveu projeto de pesquisa fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção de maus-tratos contra crianças e adolescentes. Fez aprimoramento em Psicologia Clínica e Institucional no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza de Ribeirão Preto, com bolsa de pesquisa FUNDAP. Mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP), modalidade saúde mental, com ênfase em validação de instrumento de rastreio para transtornos mentais financiado pela FAPESP. Atualmente faz doutorado pela mesma faculdade, estudando processos de reconsolidação de memória, prevenção e tratamento de estresse pós traumático e canabidiol com financiamento FAPESP/CAPES

Referências

KAPCZINSKI, Flávio; FREY, Benício Noronha; ZANNATTO, Vanessa. Pathophysiology of bipolar disorder: what has changed in the last 10 years?. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 26, p. 17-21, 2004.

MENEZES, Sarita Lopes; MELLO E SOUZA, Maria Conceição Bernardo de. Psychoeducation group in bipolar disorder: reflection on the asylum mode and the psychosocial mode. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, p. 996-1001, 2011.

MITCHELL, Joshua D.; BROWN, E. Sherwood; RUSH, A. John. Comorbid disorders in patients with bipolar disorder and concurrent substance dependence. Revista de transtornos afetivos, v. 102, n. 1-3, p. 281-287, 2007.

NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa et al. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5. Associação Brasileira de Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, p. 42, 2014.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.