Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil

Autores

  • Marta Leandro da Mata Professores da Universidade Estadual do Espírito Santo (UFES) http://orcid.org/0000-0002-8371-4943
  • Helen de Castro Silva Casarin Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p1

Palavras-chave:

Competência em Informação, Biblioteconomia, Formação do bibliotecário, Disciplinas de Competência Informacional

Resumo

O bibliotecário é considerado um dos principais responsáveis por divulgar, às instituições educacionais e ao seu corpo de profissionais, a proposta da competência informacional, de modo a promovê-la como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Neste âmbito, algumas questões sobre a formação deste profissional devem ser objeto de reflexão: será que os cursos de Biblioteconomia têm contemplado, em suas matrizes curriculares, disciplinas voltadas especificamente para a Competência informacional? Teve-se como objetivo verificar como as disciplinas de competência informacional têm sido abordadas nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, descrevendo seus principais conteúdos, com ênfase no conceito, nos tipos de programas, nos locais de aplicação, na formação didática, nas habilidades informacionais, nos recursos de aprendizagem e no papel educacional do bibliotecário. Neste sentido, fez-se uma pesquisa de caráter de qualitativo, realizando-se análise de conteúdo dos currículos e dos planos de ensino dos cursos de graduação de Biblioteconomia. Constatou-se que 10 dos 39 cursos no Brasil possuem disciplinas de competência informacional, sendo que sete destes são disciplinas de caráter obrigatório e três são optativas, propiciando maior abrangência acerca do tema aos alunos, bem como possuem conteúdos significativos em suas ementas e no conteúdo programático, contribuindo para a formação de formadores/instrutores em programas de competência informacional.

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Biografia do Autor

Marta Leandro da Mata, Professores da Universidade Estadual do Espírito Santo (UFES)

Departamento de Biblioteconomia

Helen de Castro Silva Casarin, Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Departamento de Ciência da Informação

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

MATA, Marta Leandro da; CASARIN, Helen de Castro Silva. Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 23, n. 51, p. 1–16, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p1. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p1. Acesso em: 29 mar. 2024.

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