A etnografia na ciência da informação: um método para espaços virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58685Palavras-chave:
Etnografia, Pesquisa Etnográfica, Método Etnográfico, Ciberespaço, Ambientes virtuaisResumo
Este artigo expõe um breve panorama do desenvolvimento da etnografia como método de pesquisa qualitativa em diferentes áreas sociais. Apresentam-se alguns conceitos da etnografia aplicada em ambientes virtuais, assim como as principais características que ela possui. Objetivo: Identificar a relevância e a aplicação da etnografia como abordagem metodológica na Ciência da Informação (CI) e em particular no ciberespaço. Método: Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental para descrever os elementos principais da etnografia. Adicionalmente, por meio de busca do termo “etnografia” na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, identificou-se a produção de pesquisas da CI que usaram o método. Resultado: Do número de pesquisas recuperadas, só duas apresentavam uma combinação de métodos, incluindo a etnografia. A amostra denota uma escassa produção com abordagem etnográfica na área, particularmente em estudos do ciberespaço. Conclusões: A etnografia é um método que pode ser aplicado para diferentes ambientes virtuais e para entender processos culturais. Esses espaços são ambientes de interação social, que permitem desenvolver novas pesquisas para conhecer formas de colaboração e compartilhamento do conhecimento e da informação.
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