Contribuições do Modelo de Carol Kuhlthau para a pesquisa sobre Comportamento Informacional e Competência em Informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e65234

Palavras-chave:

Competência em Informação, Comportamento Informacional, Information Search Proccess

Resumo

Objetivo: Identificar na produção científica brasileira em Biblioteconomia e Ciência da Informação a utilização do Information Search Process (ISP) de Carol Kuhlthau em estudos sobre comportamento informacional e competência em informação.

Método: Utiliza como método a revisão sistemática de literatura, a fim de responder a questão norteadora. Os termos foram mapeados no Tesauro Brasileiro de Ciência e Informação elaborado pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Traça discussão a respeito da temática a partir dos artigos recuperados na BRAPCI. Foram utilizados os operadores booleanos AND e OR como estratégia de busca para pesquisar os termos: comportamento informacional, Kuhlthau, competência em informação, competência informacional, hábitos do usuário e estudo de usuários.

Resultado: Aos 12 registros recuperados foram aplicados critérios de exclusão sobrando apenas quatro artigos para leitura exploratória dos resumos a fim de identificar a pertinência com a delimitação da temática. Dois deles objetivavam utilizar o ISP para definir critérios para a avaliação e a criação de programas de Competência em Informação, enquanto os outros dois o utilizaram para compreender o comportamento informacional dos grupos estudados.

Conclusões: Conclui que o modelo ISP, criado por Kuhlthau, apesar de ser originalmente desenvolvido para a pesquisa em Comportamento Informacional, tem sido adotado no Brasil como fundamentação metodológica e conceitual para identificar o processo de busca por informação dos usuários estudados em determinado contexto e, posteriormente, planejar e implementar estratégias que promovam a aprendizagem informacional e a Competência em Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Robson Souza da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação.

Thiago Pinheiro Ramos de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação.

Thiciane Mary Carvalho Teixiera, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência em Informação e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Referências

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS. Report of the Presidential Committee on information literacy: Final Report. [S. l], 1989. Disponível em:<http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html>. Acesso em 18 de jun. 2018.

ANTUNES, Maria L. Amorim; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Guided Inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, v. 5, n. 1, p. 19-35, 2016. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156>. Acesso em 02 dez.. 2018.

ARAÚJO, C. A. V. O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. 14, 2013. Disponível em: < http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000013862/d9c6d393dc8caf7a9d16b95dd91b3110> Acesso em 02 dez. 2018.

BARRETO, Rayara Bastos; SOUSA, Laiana Ferreira de. Protagonismo midiático infantil: análise do comportamento informacional de vlogueiros contadores de histórias. Informação em Pauta, v. 2, n. especial, jan./jun. 2018. Disponível em: < http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20654>. Acesso em 02 dez. 2018.

COLEPICOLO, Eliane. Buscando informação científica de qualidade para pesquisa em psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 5, n. 2, p. 133-142, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v5n2/a09.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2018.

CORDEIRO, A. M.; Oliveira, G. M. de; et. al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, Nov. / Dez., 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2018.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. cap. 3.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórica-metodológica dos estudos de comportamento de usuários. Ciência da Informação, v. 39, n. 1, jan./abr. 2010. Disponível em:. Acesso em 02 dez. 2018.

GONÇALVES, Renata Braz; GODINHO, Natalia Bermudez. Práticas de pesquisa de estudantes de Biblioteconomia e Arquivologia: uma abordagem sobre os aspectos afetivos envolvidos e a Competência Informacional. REBECIN, v. 1, n. 1, p. 75-93, jan./jun. 2014. Disponível em: < http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/9>. Acesos em 02 dez. 2018.

KUHLTHAU, Carol. Information Search Process. Disponível em: < http://wp.comminfo.rutgers.edu/ckuhlthau/information-search-process/>. Acesso em 02 dez. 2018.

KUHLTHAU, Carol. Information Skills for na Information Society: review of research Washington, DC: ERIC, 1987. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=ED297740>. Acesso em 02 dez.. 2018.

SILVA, Andréia Santos Ribeiro; LIMA, Marcia Ferreira. Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. Informação em Pauta, v. 3, n. 2, jan./jun. 2018.

TANUS, G. F. de S. C. Enlace entre os estudos de usuários e os paradigmas da ciência da informação: de usuário a sujeitos pós-modernos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 144-173, jul./dez. 2014. Disponível em: < https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/290>. Acesso em 02 dez. 2018.

Publicado

2020-02-06

Como Citar

SILVA, Carlos Robson Souza da; OLIVEIRA, Thiago Pinheiro Ramos de; TEIXIERA, Thiciane Mary Carvalho; COSTA, Maria de Fátima Oliveira; NUNES, Jefferson Veras. Contribuições do Modelo de Carol Kuhlthau para a pesquisa sobre Comportamento Informacional e Competência em Informação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e65234. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65234. Acesso em: 13 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.