O círculo de bakhtin e suas possíveis contribuições aos debates teóricos no campo da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e66383

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Círculo de Bakhtin, Epistemologia

Resumo

Objetivo: Este ensaio apresenta os argumentos principais utilizados por Araújo (2016) no seu artigo Novo quadro conceitual para a ciência da informação: informação, mediações e cultura no sentido de ampliar o escopo teórico da Ciência da Informação. Método: Utiliza abordagem qualitativa objetivando identificar possíveis contribuições do Círculo de Bakhtin à Ciência da Informação. Resultado: Na visão do autor, é preciso resgatar a Ciência da Informação de um certo abstracionismo conceitual, transformando-a numa ciência mais pragmática, em que questões subjetivas e sociais estejam presentes à reflexão sobre a informação. Para Araújo, esse novo viés estaria na direção do que vem sendo chamado na área de o terceiro modelo. Corroborando as expectativas do autor, o intuito deste trabalho é trazer algumas contribuições dos autores do Círculo de Bakhtin, que tendo a linguagem como o centro epistemológico do seu pensamento, enfrentaram pragmaticamente questões relativas à interação humana e à formação subjetiva. Conclusões: No conjunto das reflexões dos autores russos, encontra-se uma visão muito particular de semiótica e ideologia, a discussão sobre os gêneros de discurso, sua diversidade social de enunciados e os seus ambientes sociais de realização, e também contribuições significativas sobre a interpretação da constituição social de nossa subjetividade que podem contribuir para uma visão mais concreta e material da informação.

Biografia do Autor

Gilberto de Castro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Bruna Silva do Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta no Departamento de Biblioteconomia (DEPB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

 

 

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Novo quadro conceitual para a ciência da informação: informação, mediações e cultura. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2016, João Pessoa. Anais... . João Pessoa: UFPB, 2016.

BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BAKHTIN, M.M. O Freudismo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

BAKHTIN, M.M. Teoria do romance: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M.M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1981.

VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad.Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2020-03-09

Edição

Seção

Ensaio