O círculo de bakhtin e suas possíveis contribuições aos debates teóricos no campo da Ciência da Informação

Gilberto de Castro, Bruna Silva do Nascimento

Resumo


Objetivo: Este ensaio apresenta os argumentos principais utilizados por Araújo (2016) no seu artigo Novo quadro conceitual para a ciência da informação: informação, mediações e cultura no sentido de ampliar o escopo teórico da Ciência da Informação. Método: Utiliza abordagem qualitativa objetivando identificar possíveis contribuições do Círculo de Bakhtin à Ciência da Informação. Resultado: Na visão do autor, é preciso resgatar a Ciência da Informação de um certo abstracionismo conceitual, transformando-a numa ciência mais pragmática, em que questões subjetivas e sociais estejam presentes à reflexão sobre a informação. Para Araújo, esse novo viés estaria na direção do que vem sendo chamado na área de o terceiro modelo. Corroborando as expectativas do autor, o intuito deste trabalho é trazer algumas contribuições dos autores do Círculo de Bakhtin, que tendo a linguagem como o centro epistemológico do seu pensamento, enfrentaram pragmaticamente questões relativas à interação humana e à formação subjetiva. Conclusões: No conjunto das reflexões dos autores russos, encontra-se uma visão muito particular de semiótica e ideologia, a discussão sobre os gêneros de discurso, sua diversidade social de enunciados e os seus ambientes sociais de realização, e também contribuições significativas sobre a interpretação da constituição social de nossa subjetividade que podem contribuir para uma visão mais concreta e material da informação.


Palavras-chave


Ciência da Informação; Círculo de Bakhtin; Epistemologia

Referências


ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Novo quadro conceitual para a ciência da informação: informação, mediações e cultura. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2016, João Pessoa. Anais... . João Pessoa: UFPB, 2016.

BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

BAKHTIN, M.M. O Freudismo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

BAKHTIN, M.M. Teoria do romance: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M.M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1981.

VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad.Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.




DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e66383



Direitos autorais 2020 Gilberto de Castro, Bruna Silva do Nascimento

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)