A função social da leitura da literatura infantil

Autores/as

  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2003v8n15p47

Palabras clave:

Leitura - função social, Literatura infantil - função social, Biblioteca escolar

Resumen

A laicização da literatura, instalada com o Romantismo, muda a concepção da leitura. A aprendizagem da leitura, transformada em prática social e servindo de legitimação da burguesia, possibilita a emancipação da criança e a assimilação dos valores da sociedade. Nos seus primórdios, a literatura infantil tem função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade de reforçar os valores sociais vigentes. A literatura infantil contemporânea oferece uma nova concepção de texto escrito, aberto a múltiplas leituras, questionamentos e reflexões. A biblioteca escolar desempenha um papel relevante no despertar o gosto pela leitura da literatura infantil. O bibliotecário, consciente de sua função de educador, prioriza a leitura de textos de qualidade que desenvolvam a capacidade crítica da criança.

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Biografía del autor/a

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC - Florianópolis - SC

Professora Assistente 3 da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq"

Publicado

2003-01-01

Cómo citar

CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 8, n. 15, p. 47–58, 2003. DOI: 10.5007/1518-2924.2003v8n15p47. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p47. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artículos

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