Educação a distância como ferramenta de inclusão social e digital.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58846Palabras clave:
Educação a distância, Inclusão social, Inclusão digital, UFPBResumen
Apresenta a modalidade de ensino superior a distância como uma possibilidade de inclusão social e digital. A partir de 2006, com a regulamentação da educação a distância (EAD) em instituições federais de ensino superior, foi possível ter uma expansão significativa no número de vagas oferecidas, e a EAD, antes vista como uma educação marginalizada e sem reconhecimento, agora se apresenta como uma possibilidade concreta de uma educação de qualidade. O objetivo do artigo foi identificar como o acesso aos cursos de ensino superior a distância pode contribuir no processo de inclusão social e digital de pessoas residentes em pequenas cidades do Nordeste. Para isso, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa com 42 ingressos do curso de licenciatura em Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Evidencia-se que a EAD pode se tornar uma das opções mais adequadas para algumas pessoas que possuem fatores limitantes, como trabalho em tempo integral, ausência de tempo para dedicação exclusiva a graduação presencial ou residem em locais que não possuem proximidade com as universidades públicas tradicionais. Ademais, não ter um computador com acesso à internet ou julgar não ter habilidade em manusear as tecnologias necessárias para participar de um curso a distância, podem ser motivos que limitam o interesse de algumas pessoas, as quais eventualmente são de classes sociais desfavorecidas ou tiveram pouco contato com a tecnologia. Os estudantes ainda percebem que há preconceito ou discriminação da sociedade por realizarem um curso a distância, mas reconhecem que se sentem socialmente incluídos, esperam ser incorporados pelo mercado de trabalho e não acreditam que haja distinção das empresas em relação a EAD.
Descargas
Citas
ALMEIDA, A. S.; GONÇALVES, R. B. Inclusão social e suas abordagens na Ciência da Informação: análise da produção científica em periódicos da área de Ciência da Informação no período de 2001 a 2010. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p.239-264, mai./ago.
ARETIO, L. G. La Educación a Distancia: de la teoria a la prática. Barcelona: 2001.
AKHRAS, F. N. Inclusão digital contextualizada para a inclusão social de comunidades isoladas. Inclusão. Social, Brasília, DF, v. 4 n. 1, p.19-27, jul./dez. 2010.
BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017.
BRASIL. Resumo técnico: Censo da educação superior 2014. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016. Disponível em:< http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2014/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2014.pdf>. Acesso em 01 ago. 2017.
CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & educação, Bauru, vol.23, n.1, jan./mar. 2017.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Relatório conjunto sobre a inclusão social, que sintetiza os resultados da análise dos planos de ação nacionais para a inclusão social, Bruxelas, 2003.
DAL POZZO, C. F.; FURINI, L. A. O conceito de exclusão social e sua discussão. GeoAtos – Revista Geografia em Atos. Presidente Prudente, n. 10, v.1, p 86-92, jan./jun. 2010, Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/viewFile/225/claytonn10v1>. Acesso em: 01 ago. 2017.
FONSECA, J. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KAUARK, F.; MANHÃES, F.; MEDEIROS, C. Metodologia da Pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
KOWARICK, L. Sobre a vulnerabilidade socioeconômica e civil — Estados Unidos, França e Brasil, Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 61‑85, 2003.
LACLAU, E. Inclusão, exclusão e a construção de identidades. In: AMARAL
JR, Aécio; BURITY, Joanildo (Orgs.). Inclusão social, identidade e diferença: perspectiva pós‑estruturalista de análise social. São Paulo: Annablume, 2006.
LE COADIC, Y-F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
MATTOS, F. A. M.; SANTOS, B. D. D. R. Sociedade da informação e inclusão digital: uma análise crítica. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.5, n.1, 2009.
MINAYO, M. Trabalho de campo, contexto de observação, interação e descoberta. In:_________. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: ______; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006, p. 15-29.
PEDROSA, R. H. L. A universidade e a inclusão social. Rev. latinoam. psicopatol. Fundam, São Paulo, vol.16, n.1, mar. 2013.
SHEPPARD, M. Social work and social exclusion: the idea of practice. Aldershot: Ashgate, 2006.
SILVA, H.; et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan./abr. 2005.
SILVA FILHO, A. M. da. Os três pilares da inclusão digital. Revista Espaço Acadêmico, v. 3, n. 24, maio 2003.
SILVER, Hilary. Políticas dos países europeus para promover a inclusão social. In:
BUVINIC, M.; MAZZA, J.; DEUTSCH, R. (Orgs.). Inclusão social e desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
TARAPANOFF, K.; SUAIDEN, E.; OLIVEIRA, C. L. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 5, out. 2002.
UFPBVIRTUAL. Missão da UFPBVIRTUAL. 2012. Disponível em:<http://portal2.virtual.ufpb.br/index.php/instituicao/missao/>. Acesso em: 02 ago. 2017.
VAN DER LINDEN, M. M. G. Introdução à Educação a Distância — EAD. In: Marcos Barros de Medeiros e Geralda Macedo. (Org.). Caderno de Licenciatura em Ciências Agrárias. 1ª ed. João Pessoa/PB: Editora Universitária/UFPB, 2009, v. 1, p. 33-104.
WIXEY, S. et al., Measuring Accessibility as Experienced by Different Socially Disadvantaged Groups, funded by the EPSRC FIT Programme — Transport Studies Group — Universidade de Westminster, 2005.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ítalo José Bastos Guimarães, Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Izabel França de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.