Produção científica brasileira sobre plágio: caracterização e alcance a partir da base SCOPUS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e70258Palabras clave:
Plágio, Produção científica, Bibliometria, Coautorias, CitaçõesResumen
Objetivo: Analisar a produção e alcance científico sobre o tema plágio na base Scopus. Identificar temáticas, coautorias, instituições, periódicos e autores mais produtivos. Evidenciar o alcance científico da produção por meio das características de seus citantes.
Método: A pesquisa foi conduzida sob um viés bibliométrico exploratório, na medida em que se propõe a ampliar a compreensão do contexto brasileiro sobre a referida produção científica.
Resultado: Os resultados destacam que plágio, má conduta científica e ética são as palavras-chave mais mencionadas. As coautorias foram realizadas com Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, França e Índia. As instituições mais produtivas são representadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP). Quanto aos periódicos mais produtivos, destaque para a “Revista Brasileira de Educação”. Dentre os autores mais produtivos, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representada por Vasconcelos, S.M.R. Os principais citantes são provenientes dos Estados Unidos e Brasil, com destaque para as instituições USP e UFRJ. O periódico citante destacado é o “Scientometrics”, de origem holandesa. Referente aos autores que realizaram mais citações tem-se Amancio, D.R. (USP) e Vasconcelos, S.M.R. (UFRJ).
Conclusões: Os resultados alcançados possibilitaram ampliar a compreensão sobre o contexto produtivo brasileiro referente ao plágio. O Brasil tem condições de liderar as ações no âmbito latino-americano sobre a questão plágio na produção científica. Portanto, as garantias do conhecimento comunicado dependem da compreensão da teoria da ciência e da honestidade intelectual no uso dos métodos de pesquisa.
Descargas
Citas
ADLER-KASSNER, Linda; ANSON, Chris; HOWARD, Rebecca Moore. Framing plagiarism. In: EISNER, Caroline; VICINUS, Martha (ed.). Originality, imitation and plagiarism: teaching writing in digital age. Michigan: The University of Michigan Press, 2008. p. 231-246.
AJIFERUKE, I.; LU, K.; WOLFRAM, D. A comparison of citer and citation-based measure outcomes for multiple disciplines. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.61, n.10, p.2086–2096, 2010. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21383/abstract;jsessionid=CCDEB27E05DBE1EC41BE980DA524EAB3.f04t01. Acesso em: 12 abr. 2019.
ARAÚJO, C. A. A.; BRAGA, R. M. O.; VIEIRA, W. O. A contribuição de C. Kuhlthau para a Ciência da Informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.7, n.2, p.185-198, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1963. Acesso em: 10 abr. 2019.
BERLINCK, R. G. S. The academic plagiarism and its punishments: a review. Revista Brasileira de Farmacognosia, Curitiba, v. 21, n. 3, p. 365–372, maio/jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2011005000099&script=sci_arttext. Acesso em: 11 mar. 2019.
BORNMANN, L.; DANIEL, H. D. What do citation counts measure? A review of studies on citing behavior. Journal of Documentation, v.64, n.1, p.45–80, 2008. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10. 1108/00220410810844150. Acesso em: 8 jun. 2019.
BRAMBILLA, S. D. S.; VANZ, S. A. S.; STUMPF, I. R. C. Mapeamento de um artigo produzido na UFRGS: razões das citações recebidas. Encontros Bibli, v.11, n.especial, p.195-208, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p195/423. Acesso em: 30 mar. 2019.
BUFREM, L.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas da mensuração da informação. Ciência da Informação, v.34, n.2, p.9-25, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28551. Acesso em: 26 mar. 2019.
BUFREM, L. S. Configurações da pesquisa em ciência da informação. Datagramazero, v.14, n.6, 2013.
CRONIN, B.; SHAW, D. Identity-creators and image-makers: Using citation analysis and thick description to put authors in their place. Scientometrics, v.54, n.31, p.31-49, 2002. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023%2FA%3A1015628320056. Acesso em: 1 abr. 2019
DINIZ, Debora; MUNHOZ, Ana Terra Mejia. Cópia e Pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, v.3, n.1, p.11-28, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.publicacoes.ufes.br/argumentum/article/view/1430. Acesso em: 14 jun. 2019.
GARFIELD, E. Is citation analysis a legitimate evaluation tool? Scientometrics, v.1, n.4, p.359-375, 1979. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2FBF02019306. Acesso em: 26 mar. 2019.
GEORGE, S.; COSTIGAN, A.; O’HARA, M. Placing the Library at the Heart of Plagiarism Prevention: The University of Bradford Experience. New Review of Academic Librarianship, v. 19, n. 2, p. 141–160, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13614533.2013.800756. Acesso em: 11 jun. 2019.
GILMORE J.; STRICKLAND, D.; TIMMERMAN, B; MAHER, M; FELDON, D. Weeds in the flower garden: An exploration of plagiarism in graduate students’ research proposals and its connection to enculturation, ESL, and contextual factors. International Journal for Educational Integrity, v.6, n.1, p. 13–28, 2010.Disponível em: https://www.ojs.unisa.edu.au/index.php/IJEI/article/view/673. Acesso em: 10 abr. 2019.
IRIBARREN MAESTRO, I. Producción científica y visibilidad de los investigadores de la Universidad Carlos III de Madrid en las bases de datos del ISI,1997-2003. 2006. Tese (Doutorado) - Universidad Carlos III de Madrid, 2006. Disponível em: http://e-archivo.uc3m.es/handle/10016/1088. Acesso em:1 jun. 2019.
KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e Plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.
LITTO, Frederic M. Plágio e integridade acadêmica: um dossiê eclético. São Paulo: ABED, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Plagio_e_Integridade_Academica_Litto.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.134-140, maio/ago. 1998.
NOE, Aline. Pesquisadores da USP têm acesso a ferramentas antiplágio. Jornal da USP, 21 de março de 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/pesquisadores-da-usp-tem-acesso-a-ferramentas-anti-plagio/. Acesso em: 11 out. 2019.
PLAGIARISM. In: CAMBRIDGE DICTIONARY. Cambridge: Cambridge University Press, 2019a. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/plagiarism. Acesso em: 11 out. 2019.
PLAGIARISM. In: ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. London: Encyclopaedia Britannica, 2019b. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/plagiarism. Acesso em: 11 out. 2019.
PLAGIARISM. In: OXFORD REFERENCE. Oxford: Oxford University Press, 2019c. Disponível em: https://www.oxfordreference.com/view/10.1093/oi/authority.20110803100329803. Acesso em: 11 out. 2019.
POLICY on plagiarism. ORI Newsletter, v. 3, n. 1, dec. 1994. Disponível em: https://ori.hhs.gov/ori-policy-plagiarism. Acesso em: 11 out. 2019.
ROIG, Miguel. Avoiding plagiarism, self-plagiarism, and other questionable writing practices: a guide to ethical writing. In: ORI The office of Research Integrity. Maryland: U.S Departament of Health and Human Services, 2015. Disponível em: https://ori.hhs.gov/avoiding-plagiarism-self-plagiarism-and-other-questionable-writing-practices-guide-ethical-writing. Acesso em: 11 out. 2019.
SALDAÑA, Paulo. Instituições apostam em software contra plágio. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 maio 2014. Metrópolis, A1. Disponível em: https://www.semesp.org.br/imprensa/instituicoes-apostam-em-software-contra-plagio/. Acesso em: 11 out. 2019.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Caracterização da pesquisa. In: SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 25-31.
SATIJA, M. P.; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel. Plagiarism: an essay in terminology. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v. 39, n. 2, p. 87-93, mar. 2019. Disponível em: https://publications.drdo.gov.in/ojs/index.php/djlit/article/view/13937/7060. Acesso em: 18 out. 2019.
SMALL, H. On the shoulders of Robert Merton: towards a normative theory of citation. Scientometrics, v.60, n.1, p.71-79, 2004.
SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.141-148, maio/ago. 1998.
TULLEY-PITCHFORD K. Mouse click plagiarism: can technology help to fight back? PRHE Journal, v.6, n.2, p. 58-68, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1130472. Acesso em: 17 abr. 2019.
VANZ, S.A.S.; CAREGNATO, S. E. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, v.9, n.2, p.295-307, 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/75. Acesso em: 26 mar. 2019.
VASCONCELOS, Sonia; LETA, Jacqueline; COSTA, Lídia; PINTO, André; SORENSON, Martha M. Discussing plagiarism in Latin American Science: Brazilian researchers begin to address an ethical issue 2009. EMBO Reports, v.10, p.677-682, 2009. Disponível em: http://embor.embopress.org/content/10/7/677. Acesso em: 10 jun. 2019.
WEBER-WULFF, Debora. Plagiarism detectors are a crutch, and a problem. Nature, v. 567, p. 435, 28 mar. 2019. Disponível em: https://www.nature.com/magazine-assets/d41586-019-00893-5/d41586-019-00893-5.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Fabio Orsi Meschini, Marivalde Moacir Francelin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.