A prática do professor e a pesquisa em ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação

Autores

  • Flavia Rezende Valle dos Santos UFRJ - Rio de Janeiro
  • Fernanda Ostermann UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.

Biografia do Autor

Flavia Rezende Valle dos Santos, UFRJ - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (1980), mestrado em Educação na UFRJ (1988) e o Doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fernanda Ostermann, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Santos, F. R. V. dos, & Ostermann, F. (2005). A prática do professor e a pesquisa em ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(3), 316–337. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6374

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3