Conceitos de Física quântica na formação de professores: relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais

Fernanda Ostermann, Trieste dos Santos Freire Ricci

Resumo


Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma
unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina
Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I da segunda turma do
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a
descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por
alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um
instrumento previamente construído para realizar levantamento de
noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está
centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo
de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo bancada
virtual , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros
exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da
unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi
possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores,
principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e
quânticos.

Palavras-chave


Formação de professores; novas tecnologias no ensino; Física Quântica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >