Conceitos de Física quântica na formação de professores: relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais

Autores

  • Fernanda Ostermann UFRGS - Rio Grande do Sul
  • Trieste dos Santos Freire Ricci UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

Neste trabalho, relatamos a reestruturação e implementação de uma unidade didática conceitual sobre Física Quântica (FQ) na disciplina Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I da segunda turma do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). O foco do artigo é a descrição da nova versão da unidade conceitual, complementada por alguns resultados qualitativos obtidos com a re-aplicação de um instrumento previamente construído para realizar levantamento de noções básicas sobre o tema. O desenvolvimento da unidade está centrado no uso de novas tecnologias para o aprendizado significativo de conceitos centrais da FQ. Dois softwares livres, do tipo bancada virtual , foram usados como recursos didáticos articulados a roteiros exploratórios especialmente elaborados. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, centrada no uso dos softwares mencionados, foi possível promover mudanças nas concepções dos alunos-professores, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ostermann, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Trieste dos Santos Freire Ricci, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Ostermann, F., & Ricci, T. dos S. F. (2005). Conceitos de Física quântica na formação de professores: relato de uma experiência didática centrada no uso de experimentos virtuais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(1), 9–35. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6392

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>