A matemática como estruturante do conhecimento Físico

Autores

  • Maurício Pietrocola UFSC - Santa Catarina

Resumo

As dificuldades enfrentadas no ensino das ciências muitas vezes acabam por induzir os professores a procurarem problemas onde eles não existem. Um caso particular disto ocorre quando professores de Física acabam por acreditar que seus alunos não aprendem os conteúdos ministrados por insuficiente formação matemática. A este tipo de raciocínio subjaz a idéia de que a Física se vale da Matemática, enquanto instrumento para enunciar suas leis e princípios. O objetivo deste artigo é mostrar que existe uma relação muito mais complexa entre ambas as disciplinas, que faz da Matemática um estruturante do conhecimento físico. Esta relação possui profundas implicações para o ensino de Física.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Pietrocola, M. (2002). A matemática como estruturante do conhecimento Físico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 19(1), 93–114. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297

Edição

Seção

Artigos