O processo de medição no ensino de Física a partir do enfoque no processo de modelagem científica: subsídios para o desenvolvimento de atividades no ensino de Física

Autores

  • Letícia Tasca Pigosso Colégio Murialdo
  • Leonardo Albuquerque Heidemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93515

Palavras-chave:

Medição, Modelagem Didático-Científica, Experimentação, Incertezas Experimentais

Resumo

A medição é uma das operações empíricas básicas da Ciência. Em decorrência disso, as nuances dos processos de coleta e análise de dados foram objetos de estudo de grandes cientistas durante a história. A despeito da importância da medição na Ciência, debates sobre o tema costumam ser pouco frequentes na Educação Básica, e, no Ensino Superior, podem acabar reduzidos a cálculos de procedimentos estatísticos carentes de significado. Neste artigo, com o objetivo de apresentar uma alternativa para se agregar sentido e significado aos procedimentos envolvidos na medição científica, apresentamos reflexões sobre como elementos centrais do delineamento experimental e da coleta e análise de dados podem ser compreendidos a partir do enfoque no processo de modelagem científica. Pautados pela Modelagem Didático-Científica, expomos considerações sobre o papel dos modelos científicos na produção e interpretação de dados experimentais, destacando as diferenças entre observações, medições e experimentos, assim como exploramos a modelagem científica como um meio para a compreensão de incertezas de medições. Por fim, fundamentados nas reflexões apresentadas, propomos duas atividades para o Ensino Médio, uma voltada para situações relacionadas com a dispersão de dados experimentais e o significado de médias de conjuntos de dados, e outra para situações sobre a imprecisão de instrumentos de medida.

Biografia do Autor

Letícia Tasca Pigosso, Colégio Murialdo

Graduada em Licenciatura em Física pela UFRGS (2019), obteve o diploma de mestra em Ensino de Física pela mesma instituição no ano de 2022. É professora da educação básica no Colégio Murialdo, Caxias do Sul, e atua na pesquisa em ensino de Física, estudando principalmente modelagem didático científica e evasão universitária.

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obteve os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem didático científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais no ensino de Física. É docente do permanente do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS.

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestra (1979) e doutora (1982) em Física na área de Física Teórica, pela UFRGS. Atua como docente do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Seus interesses de pesquisa se centram na modelagem didático científica e em comunidades de prática na formação de professores.

Referências

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 9. ed. Florianópolis: EdUFSC, 2019. 320 p.

BRANDÃO, R. V.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. A modelagem científica vista como um campo conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 507-545, 2011.

BRANDÃO, R. V. A estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a conceitualização do real no Ensino de Física. 2012, 230 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: http://hdl.handle.net/ 10183/70335. Acesso em: 01 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versao final_site.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.

BREWE, E.; SAWTELLE, V. Modelling instruction for university physics: Examining the theory in practice. European Journal of Physics, v. 39, n. 5, 054001, Jun. 2018.

BUFFLER, A.; ALLIE, S.; LUBBEN, F. The development of first year physics students’ ideas about measurement in terms of point and set paradigms. Internacional Journal of Science, v. 23, n. 11, p. 1137-1156, 2001.

BUFFLER, A. et al. Introduction to measurement in the Physics Laboratory a probabilistic approach. Departament of Physics, University of Cabe Town, 2009.

BUNGE, M. La Investigación Científica: Su estategia y filosofia. Barcelona: Siglo XXI Editores, 2004. 823 p.

CAMARGO FILHO, P. S.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A. Para além dos paradigmas da medição. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 817-834, Oct.-Dez. 2015.

CRUZ, A. et al. Medições e incerteza de medição: Um contributo baseado nas convenções e resoluções internacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 125-135, abr. 2009.

ETKINA, E.; WARREN, A.; GENTILE, M. The Role of Models in Physics Instruction. The Physics Teacher, v. 44, n. 1, p. 34-39, 2005.

FORÇA, A. C.; LABURÚ, C. E.; DA SILVA, O. H. M. Uma proposta de estratégia pedagógica para iniciação aos conceitos de medição por avaliação de dois métodos alternativos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 87-105, nov. 2013.

GILBERT, J. K. et al. Science and education: Notions of reality, theory and model. In: GILBERT, J. K.; BOULTER, C. J. (Eds) Developing Models in Science Education. Dordrecht: Springer, 2000. cap. 2, p. 19-40.

GOMES, A. D. T. Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de média e dispersão de dados. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 51-71, 2016.

GRECA, I. M.; MOREIRA, M. A. Mental, Physical, and Mathematical Models in the Teaching and Learning of Physics. Science Education, v. 86, n. 1, p. 106-121, 2002.

HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Modelagem Didático-científica: integrando atividades experimentais e o processo de modelagem científica no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 3-32, 2016.

HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da Modelagem Didático-Científica: um estudo de caso em uma disciplina de física experimental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 352-382, 2018.

HESTENES, D. Notes for a Modeling Theory of Science, Cognition and Instruction. In: GIREP CONFERENCE: MODELLING IN PHYSICS AND PHYSICS EDUCATION, 2006, Amsterdam. Proccedings […] . Amsterdam: University of Amsterdam, 2006. p. 34- 65

JCGM - JOINT COMMITTEE FOR GUIDES IN METROLOGY. Evaluation of measurement data – guide to the expression of uncertainty in measurement (GUM). 1. ed. JCGM, 2008. 142 p. Disponível em: https://www.bipm.org/documents/20126/ 2071204/JCGM_100_2008_E.pdf/cb0ef43f-baa5-11cf-3f85-4dcd86f77bd6 . Acesso em: 01. dez. 2023.

JUSTI, R. Relações entre argumentação e modelagem no contexto da Ciência e do Ensino de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. esp., p. 31-48, nov. 2015.

KOPONEN, I. T. Models and modeling in Physics Education: A critical re-analysis of philosophical underpinnings and suggestions for revisions. Science & Education, v. 16, n. 7, p. 751-773, 2007.

LEBLEBICIOGLU, G. et al. Changes in Students’ Views about Nature of Scientific Inquiry at a Science Camp. Science and Education, v. 26, n. 7-9, p. 889-917, Nov. 2017.

LIMA JUNIOR, P.; DA SILVEIRA, F. L. Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de Galton com estudantes de graduação: uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 400-422, ago. 2011a.

LIMA JUNIOR, P.; DA SILVEIRA, F. L. Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas: uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, 2303, jun. 2011b.

LIMA JUNIOR, P. et al. O Laboratório de Mecânica. E-book. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/labmecanica/Lima_Jr_et_al_2013.pdf . 2013. Acesso em: 01 dez. 2023.

LOUCA, L. T.; ZACHARIA, Z. C. Modeling-based learning in science education: Cognitive, metacognitive, social, material and epistemological contributions. Educational Review, v. 64, n. 4, p. 471-492, 2012.

MUNIER, V.; MERLE, H.; BREHELIN, D. Teaching Scientific Measurement and Uncertainty in Elementary School. International Journal of Science Education, v. 35, n. 16, p. 2752-2783, 2013.

OH, P. S.; OH, S. J. What teachers of science need to know about models: An overview. International Journal of Science Education, v. 33, n. 8, 1109-1130, 2011.

OLIVEIRA, V. Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no Ensino Médio na perspectiva da Modelagem Didático-Científica. 2018, 186 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188445. Acesso em: 01 dez. 2023.

PIGOSSO, L. T. Um estudo exploratório sobre atividades investigativas com enfoque no processo de medição no ensino fundamental. 2022, 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/250525. Acesso em: 01 dez. 2023.

PIGOSSO, L. T.; HEIDEMANN, L. A. Uma revisão da literatura sobre a abordagem do processo de medição científica no ensino de física na educação básica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 2, p. 332-351, 2023.

TOPLIS, R. Evaluating Science Investigations at Ages 14-16: Dealing with anomalous. International Journal of Science Education, v. 29, n. 2, p. 127-150, 2007.

VARELAS, M. Between Theory and Data in a Seventh-Grade Science Class. Journal of Research in Science Teaching, v. 33, n. 3, p. 229-263, 1996.

VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados. INMETRO. Duque de Caxias, RJ, 2012. 94 p. Disponível em:

https://metrologia.org.br/wpsite/wp-content/uploads/2021/02/vim_2012.pdf . Acesso em: 01 dez. 2023.

VUOLO, J. H. Avaliação e expressão da incerteza em medição. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 21, n. 3, p. 350-358, set.1999.

WEBER, R. Um Estudo Explanatório sobre as dificuldades e avanços de estudantes de graduação em Física em situações experimentais do Campo Conceitual da Modelagem Didático-Científica envolvendo Ótica, 2021. 213. F. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/225236 . Acesso em: 01 dez. 2023

WEBER, R.; HEIDEMANN, L. A.; VEIT, E. A. Um estudo sobre as contribuições de atividades de laboratório com enfoque no processo de modelagem científica no domínio de universitários sobre conceitos de ótica e sobre o trabalho experimental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e36646, 1-32, 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Pigosso, L. T., Heidemann, L. A., & Veit, E. A. (2024). O processo de medição no ensino de Física a partir do enfoque no processo de modelagem científica: subsídios para o desenvolvimento de atividades no ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 66–93. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93515

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física