Cultura livre na educação: uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82718

Palavras-chave:

Software Livre, Hardware Livre, Recursos Educacionais Abertos, Ensino de Física, Ensino de Engenharia

Resumo

Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade.

Biografia do Autor

Marina de Freitas, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Física pela UFRGS (2018), é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física do Instituto de Física, UFRGS. Colaboradora do Centro de Tecnologia Acadêmica (IF/UFRGS), pesquisa e divulga tecnologias livres e ciência aberta desde 2015; atualmente, é parte da coordenação da Rede Latinoamericana de Tecnologias Livres (reGOSH).

Ives Solano Araujo, Instituto de Física - UFRGS

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS, 2005). Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010) participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente é Professor Associado III do Dept. de Física, UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Tem experiência na área de Ensino de Física, com produções vinculadas aos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências.
Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Leonardo Albuquerque Heidemann , Instituto de Física, UFRGS

Graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obteve os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais no ensino de Física.

Referências

AGOSTINHO, N. U. et al. Softwares livres no ensino de engenharia uma atitude socialmente justa, economicamente viável e tecnologicamente sustentável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2006, Passo Fundo Rio Grande do Sul. Anais...

ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, v. 10, p. 17, 2014.

ALBAGLI, S.; ROCHA, L. Ciência cidadã no Brasil: um estudo exploratório. In: CASADO, E. S.; BORGES, M. M. (Eds.). Sob a lente da ciência aberta. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.

ANDRADE, C. M. G. Software livre alguns aplicativos científicos para engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2004, Brasília. Anais...

BAMBERG, P.; RIBEIRO, C. C. Conscientização da importância do software aberto visando a autonomia tecnológica dos engenheiros civis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2004, Brasília. Anais...

BANSI MACHADO, M. Distros e comunidades: A dinâmica interna de Debian, Fedora, Slackware e Ubuntu. In: Software livre, cultura hacker e o ecossistema da colaboração. São Paulo, Brasil: Momento Editorial, 2009.

BARNETO, A. G.; MARTÍN, M. R. G. Entornos constructivistas de aprendizaje basados en simulaciones informáticas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 19, 2006.

BEZERRA JR., A. G. et al. Tecnologias livres e interdisciplinaridade na formação em engenharia – uma experiência da UTFPR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife, Pernambuco. Anais...

BEZERRA JR, A. G. et al. Videoanálise com o software livre Tracker no laboratório didático de Física: movimento parabólico e segunda lei de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 469-490, set. 2012.

BOHRER SILVA, R. et al. Estações meteorológicas de código aberto: Um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 1505, mar. 2015.

CARVALHO NETO, J. T. DE; APOLINÁRIO, F. R.; SOARES, A. DE A. Sistema photogate de seis canais analógicos para laboratórios didáticos de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 1, 2018.

DA SILVA, C. T.; RODELLO, I. A. Elementos de motivação e barreiras na utilização de recursos educacionais abertos: um estudo entre uma instituição de ensino superior brasileira e uma alemã. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, ago. 2020.

DELOROSO, J. R. et al. Desenvolvimento de algoritmos como ferramenta de ensino-aprendizagem na área de estruturas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2019, Fortaleza, Ceará. Anais...

EVANGELISTA, R. Política e Linguagem nos debates sobre software livre. In: Software livre, cultura hacker e o ecossistema da colaboração. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

FOLETTO, L. A Cultura é Livre: uma história da resistência antipropriedade. São Paulo, Brasil: Autonomia Literária, 2021.

FREITAS, M. DE. Conhecimento aberto na educação em ciências e tecnologia: Um estudo para a construção de uma educação emancipatória em sociedades do conhecimento. 2020. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

FREITAS, M. DE; HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S. Educação em ciências na perspectiva da Teoria da Sociedade do Conhecimento de Nico Stehr. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, nov. 2020.

FREITAS, M. D.; HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S. Educação nas Sociedades do Conhecimento: o uso de Recursos Educacionais Abertos para o desenvolvimento de Capacidades de Ação Emancipatórias. Educação em Revista, v. 37, p. e20857, 2021.

FURNIVAL, A. C. M.; GUIRRA, D. A. R. As percepções e práticas de publicação em acesso aberto dos pesquisadores de dois programas de pós-graduação em engenharia. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 469-488, abr. 2017.

FURNIVAL, A. C. M.; SILVA-JEREZ, N. S. Percepções de pesquisadores brasileiros sobre o acesso aberto à literatura científica. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 2, p. 153-166, ago. 2017.

LAFUENTE, A.; ESTALELLA, A. Modos de ciencia: pública, abierta y común. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. (Eds.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília; Rio de Janeiro: IBICT; UNIRIO, 2015.

LIMA, S. Educação, Dados e Plataformas - análise descritiva dos termos de uso dos serviços educacionais Google e Microsoft. Iniciativa Educação Aberta, 2020. Disponível em: https://aberta.org.br/educacao-dados-e-plataformas/.

MATTA, C. E. Recursos educacionais abertos para o ensino on-line nos cursos de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2012, Belém, Pará. Anais...

MOREIRA, M. P. C. et al. Contribuições do Arduino no Ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, 18 dez. 2018.

PARRA, H. Z. M. et al. Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do google suite for education. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. 63, jul. 2018.

PERGHER, R. D. et al. Rede de colaboração em educação aberta para engenheiro e arquiteto: disseminação de pesquisa sobre sustentabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2019, Fortaleza, Ceará. Anais...

PINTO, V. M. et al. Proposta de uma metodologia para aplicação de software livre no ensino de engenharia através de live cd. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2011, Blumenau, Santa Catarina. Anais...

PINTO, V. M. et al. Uma abordagem didática sobre conservação de energia no modo de consumo em espera utilizando software livre. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2012, Belém, Para. Anais...

POLON, P. E. et al. Softwares científicos e de engenharia livres versus proprietários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2006, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Anais...

PRATES, T. B. et al. Uma análise da oficina de Arduino no FLISOL 2018. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2020, Evento On-line, Universidade de Caxias do Sul. Anais...

PRETTO, N. D. L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. D. L. (Eds.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. 1. ed. [s.l.] Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 246.

QUEIROZ, F. P. et al. Ampliando o espaço laboratorial: educação em controle através de ambiente hils baseado em FOSS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2010, Fortaleza, Ceará. Anais...

SOUZA, D. G. DE et al. Recursos educacionais abertos para o Ensino de Física: um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 795-817, dez. 2019.

STALLMAN, R. Software livre é ainda mais importante agora. Disponível em: http://www.gnu.org/philosophy/free-software-even-more-important.html. Acesso em: 4 jun. 2021.

UNESCO, U. N. E. Scientific and Cultural organization. Recommendation on Open Educational Resources (OER). UNESCO, 25 nov. 2019. Disponível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=49556&URL_DO=DO_TOPIC&URL_ SECTION=201.html. Acesso em: 4 jun. 2021.

VITOI, L. A. et al. Desenvolvimento de uma plataforma open hardware para estudo de um carregador solar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2014, Juiz de Fora, Minas Gerais. Anais...

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Freitas, M. de, Araujo, I. S. ., & Heidemann , L. A. . (2022). Cultura livre na educação: uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 411–438. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82718

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>