Ciclos de Modelagem: uma alternativa para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de Física

Autores

  • Leonardo Albuquerque Heidemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p965

Resumo

Neste trabalho, defendemos o desenvolvimento de ciclos de modelagem, conduzidos a partir das ideias de David Hestenes, como uma alternativa para nortear propostas didáticas que integrem atividades experimentais e atividades baseadas em simulações computacionais. Através de uma estratégia que estimula os alunos a explorarem os domínios de validade dos modelos teóricos e a dominar diferentes tipos de ferramentas de representação, propomos que a metodologia aqui apresentada tem potencial para promover uma concepção de ciência mais coerente com visões epistemológicas contemporâneas, percebendo o fazer ciência como uma atividade tipicamente humana, através da qual os cientistas buscam construir representações dos fenômenos físicos, com grau de precisão variado e contexto limitado. Por fim, apresentamos possibilidades de uso dos softwares Tracker e Modellus para explorar os limites do domínio de validade de um modelo teórico de pêndulo simples durante um ciclo de modelagem. Em uma aplicação com alunos de um Mestrado Profissional em Ensino de Física, tal ciclo se mostrou importante para explicitar aos alunos-professores as diferenças entre o modelo teórico estudado e fenômenos empíricos, na tentativa de contribuir para o aprofundamento da compreensão deles sobre o processo de modelagem científica. Alguns aspectos práticos dessa aplicação e de outra envolvendo a lei de resfriamento de Newton também são discutidos no presente artigo.

Biografia do Autor

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É licenciado em Física pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). Possui mestrado acadêmico em ensino de Física pelo IF-UFRGS e atualmente é doutorando em ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do IF-UFRGS. Dedica-se à pesquisa em ensino de Física, com ênfase no uso de tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino de Física.

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física - UFRGS e editor adjunto das revistas Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) e Experiências em Ensino de Ciências (EENCI). Tem experiência na área de Ensino de Física atuando principalmente nos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências.

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas), e na área de pesquisa em ensino de Física, atuando principalmente em modelagem computacional aplicada ao ensino de Física.

Downloads

Publicado

2012-08-19

Como Citar

Heidemann, L. A., Araujo, I. S., & Veit, E. A. (2012). Ciclos de Modelagem: uma alternativa para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 965–1007. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p965

Edição

Seção

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>