Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio

Autores

  • Maykon Gonçalves Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael Vasques Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação,  dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino.

Biografia do Autor

Maykon Gonçalves Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS.

Rafael Vasques Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto de Física da UFRGS

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Instituto de Física da UFRGS

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Müller, M. G., Brandão, R. V., Araujo, I. S., & Veit, E. A. (2012). Implementação do método de ensino Peer Instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de Física do Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29, 491–524. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p491

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>