O processo de medição no ensino de Física a partir do enfoque no processo de modelagem científica: subsídios para o desenvolvimento de atividades no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93515Palavras-chave:
Medição, Modelagem Didático-Científica, Experimentação, Incertezas ExperimentaisResumo
A medição é uma das operações empíricas básicas da Ciência. Em decorrência disso, as nuances dos processos de coleta e análise de dados foram objetos de estudo de grandes cientistas durante a história. A despeito da importância da medição na Ciência, debates sobre o tema costumam ser pouco frequentes na Educação Básica, e, no Ensino Superior, podem acabar reduzidos a cálculos de procedimentos estatísticos carentes de significado. Neste artigo, com o objetivo de apresentar uma alternativa para se agregar sentido e significado aos procedimentos envolvidos na medição científica, apresentamos reflexões sobre como elementos centrais do delineamento experimental e da coleta e análise de dados podem ser compreendidos a partir do enfoque no processo de modelagem científica. Pautados pela Modelagem Didático-Científica, expomos considerações sobre o papel dos modelos científicos na produção e interpretação de dados experimentais, destacando as diferenças entre observações, medições e experimentos, assim como exploramos a modelagem científica como um meio para a compreensão de incertezas de medições. Por fim, fundamentados nas reflexões apresentadas, propomos duas atividades para o Ensino Médio, uma voltada para situações relacionadas com a dispersão de dados experimentais e o significado de médias de conjuntos de dados, e outra para situações sobre a imprecisão de instrumentos de medida.
Referências
BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 9. ed. Florianópolis: EdUFSC, 2019. 320 p.
BRANDÃO, R. V.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. A modelagem científica vista como um campo conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 507-545, 2011.
BRANDÃO, R. V. A estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a conceitualização do real no Ensino de Física. 2012, 230 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: http://hdl.handle.net/ 10183/70335. Acesso em: 01 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versao final_site.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.
BREWE, E.; SAWTELLE, V. Modelling instruction for university physics: Examining the theory in practice. European Journal of Physics, v. 39, n. 5, 054001, Jun. 2018.
BUFFLER, A.; ALLIE, S.; LUBBEN, F. The development of first year physics students’ ideas about measurement in terms of point and set paradigms. Internacional Journal of Science, v. 23, n. 11, p. 1137-1156, 2001.
BUFFLER, A. et al. Introduction to measurement in the Physics Laboratory a probabilistic approach. Departament of Physics, University of Cabe Town, 2009.
BUNGE, M. La Investigación Científica: Su estategia y filosofia. Barcelona: Siglo XXI Editores, 2004. 823 p.
CAMARGO FILHO, P. S.; LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A. Para além dos paradigmas da medição. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 817-834, Oct.-Dez. 2015.
CRUZ, A. et al. Medições e incerteza de medição: Um contributo baseado nas convenções e resoluções internacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 125-135, abr. 2009.
ETKINA, E.; WARREN, A.; GENTILE, M. The Role of Models in Physics Instruction. The Physics Teacher, v. 44, n. 1, p. 34-39, 2005.
FORÇA, A. C.; LABURÚ, C. E.; DA SILVA, O. H. M. Uma proposta de estratégia pedagógica para iniciação aos conceitos de medição por avaliação de dois métodos alternativos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 87-105, nov. 2013.
GILBERT, J. K. et al. Science and education: Notions of reality, theory and model. In: GILBERT, J. K.; BOULTER, C. J. (Eds) Developing Models in Science Education. Dordrecht: Springer, 2000. cap. 2, p. 19-40.
GOMES, A. D. T. Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de média e dispersão de dados. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 51-71, 2016.
GRECA, I. M.; MOREIRA, M. A. Mental, Physical, and Mathematical Models in the Teaching and Learning of Physics. Science Education, v. 86, n. 1, p. 106-121, 2002.
HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Modelagem Didático-científica: integrando atividades experimentais e o processo de modelagem científica no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 3-32, 2016.
HEIDEMANN, L. A.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da Modelagem Didático-Científica: um estudo de caso em uma disciplina de física experimental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 352-382, 2018.
HESTENES, D. Notes for a Modeling Theory of Science, Cognition and Instruction. In: GIREP CONFERENCE: MODELLING IN PHYSICS AND PHYSICS EDUCATION, 2006, Amsterdam. Proccedings […] . Amsterdam: University of Amsterdam, 2006. p. 34- 65
JCGM - JOINT COMMITTEE FOR GUIDES IN METROLOGY. Evaluation of measurement data – guide to the expression of uncertainty in measurement (GUM). 1. ed. JCGM, 2008. 142 p. Disponível em: https://www.bipm.org/documents/20126/ 2071204/JCGM_100_2008_E.pdf/cb0ef43f-baa5-11cf-3f85-4dcd86f77bd6 . Acesso em: 01. dez. 2023.
JUSTI, R. Relações entre argumentação e modelagem no contexto da Ciência e do Ensino de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. esp., p. 31-48, nov. 2015.
KOPONEN, I. T. Models and modeling in Physics Education: A critical re-analysis of philosophical underpinnings and suggestions for revisions. Science & Education, v. 16, n. 7, p. 751-773, 2007.
LEBLEBICIOGLU, G. et al. Changes in Students’ Views about Nature of Scientific Inquiry at a Science Camp. Science and Education, v. 26, n. 7-9, p. 889-917, Nov. 2017.
LIMA JUNIOR, P.; DA SILVEIRA, F. L. Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de Galton com estudantes de graduação: uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 400-422, ago. 2011a.
LIMA JUNIOR, P.; DA SILVEIRA, F. L. Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas: uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, 2303, jun. 2011b.
LIMA JUNIOR, P. et al. O Laboratório de Mecânica. E-book. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/labmecanica/Lima_Jr_et_al_2013.pdf . 2013. Acesso em: 01 dez. 2023.
LOUCA, L. T.; ZACHARIA, Z. C. Modeling-based learning in science education: Cognitive, metacognitive, social, material and epistemological contributions. Educational Review, v. 64, n. 4, p. 471-492, 2012.
MUNIER, V.; MERLE, H.; BREHELIN, D. Teaching Scientific Measurement and Uncertainty in Elementary School. International Journal of Science Education, v. 35, n. 16, p. 2752-2783, 2013.
OH, P. S.; OH, S. J. What teachers of science need to know about models: An overview. International Journal of Science Education, v. 33, n. 8, 1109-1130, 2011.
OLIVEIRA, V. Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no Ensino Médio na perspectiva da Modelagem Didático-Científica. 2018, 186 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188445. Acesso em: 01 dez. 2023.
PIGOSSO, L. T. Um estudo exploratório sobre atividades investigativas com enfoque no processo de medição no ensino fundamental. 2022, 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/250525. Acesso em: 01 dez. 2023.
PIGOSSO, L. T.; HEIDEMANN, L. A. Uma revisão da literatura sobre a abordagem do processo de medição científica no ensino de física na educação básica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 2, p. 332-351, 2023.
TOPLIS, R. Evaluating Science Investigations at Ages 14-16: Dealing with anomalous. International Journal of Science Education, v. 29, n. 2, p. 127-150, 2007.
VARELAS, M. Between Theory and Data in a Seventh-Grade Science Class. Journal of Research in Science Teaching, v. 33, n. 3, p. 229-263, 1996.
VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados. INMETRO. Duque de Caxias, RJ, 2012. 94 p. Disponível em:
https://metrologia.org.br/wpsite/wp-content/uploads/2021/02/vim_2012.pdf . Acesso em: 01 dez. 2023.
VUOLO, J. H. Avaliação e expressão da incerteza em medição. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 21, n. 3, p. 350-358, set.1999.
WEBER, R. Um Estudo Explanatório sobre as dificuldades e avanços de estudantes de graduação em Física em situações experimentais do Campo Conceitual da Modelagem Didático-Científica envolvendo Ótica, 2021. 213. F. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/225236 . Acesso em: 01 dez. 2023
WEBER, R.; HEIDEMANN, L. A.; VEIT, E. A. Um estudo sobre as contribuições de atividades de laboratório com enfoque no processo de modelagem científica no domínio de universitários sobre conceitos de ótica e sobre o trabalho experimental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e36646, 1-32, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >