Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio

Autores

  • Vagner Oliveira Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Eliane Angela Veit Instituto de Física, UFRGS
  • Ives Solano Araujo Instituto de Física, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p180

Resumo

Muitos professores do ensino médio gostariam de inovar em suas atividades de ensino, porém desconhecem métodos de ensino alternativos, que já tenham mostrado bons resultados, e que sejam viáveis para a realidade de suas salas de aula. Neste artigo apresenta-se uma experiência didática no ensino de conceitos fundamentais de Eletromagnetismo, em turmas de nível médio, utilizando o método Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) associado ao Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching). Descreve-se a elaboração do material didático, o contexto de implementação, os resultados obtidos em relação aos ganhos de aprendizagem do conteúdo e às atitudes dos alunos frente aos métodos, que se mostraram amplamente positivos.  

Biografia do Autor

Vagner Oliveira, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Eliane Angela Veit, Instituto de Física, UFRGS

Ives Solano Araujo, Instituto de Física, UFRGS

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Oliveira, V., Veit, E. A., & Araujo, I. S. (2015). Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(1), 180–206. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p180

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>