Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio

Vagner Oliveira, Eliane Angela Veit, Ives Solano Araujo

Resumo


Muitos professores do ensino médio gostariam de inovar em suas atividades de ensino, porém desconhecem métodos de ensino alternativos, que já tenham mostrado bons resultados, e que sejam viáveis para a realidade de suas salas de aula. Neste artigo apresenta-se uma experiência didática no ensino de conceitos fundamentais de Eletromagnetismo, em turmas de nível médio, utilizando o método Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) associado ao Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching). Descreve-se a elaboração do material didático, o contexto de implementação, os resultados obtidos em relação aos ganhos de aprendizagem do conteúdo e às atitudes dos alunos frente aos métodos, que se mostraram amplamente positivos.  


Palavras-chave


Instrução pelos Colegas; Peer Instruction; Ensino sob Medida; Just-in-Time Teaching; Ensino Médio; Eletromagnetismo

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p180

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >