El proceso de medida en Física desde el enfoque del proceso de modelado científico

Autores/as

  • Letícia Tasca Pigosso Colégio Murialdo
  • Leonardo Albuquerque Heidemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Eliane Angela Veit Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93515

Palabras clave:

Medição, Modelagem Didático-Científica, Experimentação, Incertezas Experimentais

Resumen

A medição é uma das operações empíricas básicas da Ciência. Em decorrência disso, as nuances dos processos de coleta e análise de dados foram objetos de estudo de grandes cientistas durante a história. A despeito da importância da medição na Ciência, debates sobre o tema costumam ser pouco frequentes na Educação Básica, e, no Ensino Superior, podem acabar reduzidos a cálculos de procedimentos estatísticos carentes de significado. Neste artigo, com o objetivo de apresentar uma alternativa para se agregar sentido e significado aos procedimentos envolvidos na medição científica, apresentamos reflexões sobre como elementos centrais do delineamento experimental e da coleta e análise de dados podem ser compreendidos a partir do enfoque no processo de modelagem científica. Pautados pela Modelagem Didático-Científica, expomos considerações sobre o papel dos modelos científicos na produção e interpretação de dados experimentais, destacando as diferenças entre observações, medições e experimentos, assim como exploramos a modelagem científica como um meio para a compreensão de incertezas de medições. Por fim, fundamentados nas reflexões apresentadas, propomos duas atividades para o Ensino Médio, uma voltada para situações relacionadas com a dispersão de dados experimentais e o significado de médias de conjuntos de dados, e outra para situações sobre a imprecisão de instrumentos de medida.

Biografía del autor/a

Letícia Tasca Pigosso, Colégio Murialdo

Graduada em Licenciatura em Física pela UFRGS (2019), obteve o diploma de mestra em Ensino de Física pela mesma instituição no ano de 2022. É professora da educação básica no Colégio Murialdo, Caxias do Sul, e atua na pesquisa em ensino de Física, estudando principalmente modelagem didático científica e evasão universitária.

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obteve os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem didático científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais no ensino de Física. É docente do permanente do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS.

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física (1975), mestra (1979) e doutora (1982) em Física na área de Física Teórica, pela UFRGS. Atua como docente do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS. Seus interesses de pesquisa se centram na modelagem didático científica e em comunidades de prática na formação de professores.

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Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Pigosso, L. T., Heidemann, L. A., & Veit, E. A. (2024). El proceso de medida en Física desde el enfoque del proceso de modelado científico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 66–93. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e93515

Número

Sección

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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