Cultura livre na educação: uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82718

Palavras-chave:

Software Livre, Hardware Livre, Recursos Educacionais Abertos, Ensino de Física, Ensino de Engenharia

Resumo

Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre e Hardware Livre –, foi realizada uma revisão da literatura em periódicos dessa área de pesquisa. Identificou-se o protagonismo da aplicação de tecnologias livres em atividades didáticas, seguido da mobilização desses conceitos, e do de Recursos Educacionais Abertos, para a transformação social. Apesar do longo histórico do uso de tecnologias livres no ensino de física e engenharia, a área carece de discussões teóricas sobre as motivações e implicações do movimento de Cultura Livre para a educação e para a sociedade.

Biografia do Autor

Marina de Freitas, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Física pela UFRGS (2018), é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física do Instituto de Física, UFRGS. Colaboradora do Centro de Tecnologia Acadêmica (IF/UFRGS), pesquisa e divulga tecnologias livres e ciência aberta desde 2015; atualmente, é parte da coordenação da Rede Latinoamericana de Tecnologias Livres (reGOSH).

Ives Solano Araujo, Instituto de Física - UFRGS

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS, 2005). Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010) participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente é Professor Associado III do Dept. de Física, UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Tem experiência na área de Ensino de Física, com produções vinculadas aos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências.
Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).

Leonardo Albuquerque Heidemann , Instituto de Física, UFRGS

Graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obteve os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais no ensino de Física.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Freitas, M. de, Araujo, I. S. ., & Heidemann , L. A. . (2022). Cultura livre na educação: uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 411–438. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e82718

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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