Procedimentos e Motivações para a Utilização de Análise de Redes Sociais na Pesquisa em Ensino Superior em Áreas Científicas: Uma Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106810Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Análise de Redes Sociais, Ensino Superior, STEM, Interações entre EstudantesResumo
Humanos são seres sociais, e interações sociais desempenham papel crucial em diversos âmbitos, incluindo a educação. Assim, esta revisão de literatura examina como e com quais propósitos a Análise de Redes Sociais (ARS) tem sido empregada em pesquisas sobre integração de estudantes universitários em ambientes acadêmicos de áreas STEM (acrônimo consagrado em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ARS se diferencia por focar em relações entre atores, em vez de indivíduos isoladamente. Baseado em 52 estudos, conclui-se que: (i) o uso da ARS neste campo de pesquisa é relativamente recente e em desenvolvimento; (ii) a ARS é uma metodologia versátil, permitindo a investigação de diversas questões de pesquisa com variedade de técnicas de coleta e análise de dados; (iii) a ausência de referenciais teóricos é uma limitação recorrente que, se superada, poderia fortalecer conclusões dos estudos; (iv) variáveis contextuais influenciam os resultados das pesquisas, sendo recomendável que cada instituição examine sua própria realidade antes de adotar ações generalizadas.
Referências
BANDURA, A. Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Hoboken: Prentice Hall, 1986. 640 p.
BLUMER, H. Symbolic interactionism: Perspective and method. Oakland: University of California Press, 1986. 224 p.
BOTELHO, L.; CUNHA, C.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press, 1985. 372 p.
DWECK, C. S. Mindset: The new psychology of success. New York: Ballantine Books, 2007. 320 p.
ERIKSON, E. H. Childhood and society. New York: W. W. Norton, 1963. 445 p.
GIDDENS, A. The constitution of society: Outline of the theory of structuration. Oakland: University of California Press, 1984. 402 p.
GOFFMAN, E. The Presentation of Self in Everyday Life. New York: Doubleday, 1959. 251 p.
HOMANS, G. C. Social behavior: Its elementary forms. San Diego: Harcourt Brace, 1974. 352 p.
LINTON, R. The study of man: an introduction. New York: Appleton-Century-Crofts, 1936. 503 p.
LINTON, R. The cultural background of personality. New York: Appleton-Century-Crofts, 1945. 157 p.
MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370-396, 1943. https://doi.org/10.1037/h0054346
OSHER, D. et al. Drivers of human development: How relationships and context shape learning and development 1. In: CANTOR, P.; OSHER, D. (Org.). The science of learning and development. New York: Routledge, 2021, cap. 2. p. 55-104.
SMITH, J. A.; MOODY, J. Structural effects of network sampling coverage I: Nodes missing at random. Social Networks, v. 35, n. 4, p. 652-668, 2013. https://doi.org/10.1016/j.socnet.2013.09.003
STEELE, C. M. The Psychology of Self-Affirmation: Sustaining the Integrity of the Self. Advances in Experimental Social Psychology, v. 21, p. 261-302, 1988. https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60229-4
TINTO, V. (1993). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press, 1993. 312 p.
VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge: MIT Press, 1962. 168 p.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978. 159 p.
WASSERMAN, S.; FAUST. K. Social network analysis: Methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. 857 p.
WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. 336 p.
WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge: Harvard University Press, 1988. 280 p.
WERTSCH, J. V. Voices of the mind: A sociocultural approach to mediated action. Cambridge: Harvard University Press, 1991. 169 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >
