Procedimentos e Motivações para a Utilização de Análise de Redes Sociais na Pesquisa em Ensino Superior em Áreas Científicas: Uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106810

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Análise de Redes Sociais, Ensino Superior, STEM, Interações entre Estudantes

Resumo

Humanos são seres sociais, e interações sociais desempenham papel crucial em diversos âmbitos, incluindo a educação. Assim, esta revisão de literatura examina como e com quais propósitos a Análise de Redes Sociais (ARS) tem sido empregada em pesquisas sobre integração de estudantes universitários em ambientes acadêmicos de áreas STEM (acrônimo consagrado em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ARS se diferencia por focar em relações entre atores, em vez de indivíduos isoladamente. Baseado em 52 estudos, conclui-se que: (i) o uso da ARS neste campo de pesquisa é relativamente recente e em desenvolvimento; (ii) a ARS é uma metodologia versátil, permitindo a investigação de diversas questões de pesquisa com variedade de técnicas de coleta e análise de dados; (iii) a ausência de referenciais teóricos é uma limitação recorrente que, se superada, poderia fortalecer conclusões dos estudos; (iv) variáveis contextuais influenciam os resultados das pesquisas, sendo recomendável que cada instituição examine sua própria realidade antes de adotar ações generalizadas.

Biografia do Autor

Bruna Schons Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Bacharelado em Física com ênfase em Astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Atualmente, é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS, e sua pesquisa investiga o impacto de interações sociais na motivação para persistir de estudantes universitários.

RS.

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obtendo os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Desde 2016, é Professor Adjunto e membro permanente do Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. É coordenador do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) da UFRGS desde 2017. Em 2018, foi agraciado com o prêmio de melhor tese de doutorado da área de Pesquisa em Ensino de Física do biênio 2015-2016 pela Sociedade Brasileira de Física.

Tobias Espinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013), Mestre (2016) e Doutor (2019) em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Física da UFRGS e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFís - UFRGS)0 e Ensino de Ciências Exatas (PPGECE, FURG). É editor-chefe da revista "Investigações no Ensino de Ciências" (IENCI).

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Ribeiro, B. S., Heidemann, L. A., & Espinosa, T. (2025). Procedimentos e Motivações para a Utilização de Análise de Redes Sociais na Pesquisa em Ensino Superior em Áreas Científicas: Uma Revisão da Literatura. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(3), 598–627. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e106810

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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