Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências: as instituições e seus participantes no olhar da pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e99854

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Ensino de Ciências, Formação Continuada de Professores

Resumo

Os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências (MPEC) são relevantes no cenário de Formação Docente no Brasil. Visando contribuir para discussões sobre a modalidade, realizamos uma metassíntese de críticas, receios, apreciações e expectativas sobre aspectos dos MPEC expressos em artigos científicos e editoriais. Analisamos asserções de valor sobre Participantes e Organização Institucional dos MPEC. Estão presentes asserções positivas, como o atendimento das demandas docentes e escolares, e negativas, como a precarização do trabalho docente. As discussões em nossa investigação podem amparar para reflexões e decisões sobre o futuro da modalidade.

Biografia do Autor

Douglas Grando de Souza, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciado em Física pela mesma instituição (2018). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG, 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS, 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS, 2005). É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS. Atualmente é Professor Titular do Dept. de Física da UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GEF) da UFRGS. Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Inovação Didática, Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Nível 2 (Educação). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFRGS) por dois mandatos (de 02/2016 a 02/2020). É atualmente Vice-Diretor do Instituto de Física da UFRGS (2021-2024).

Eliane Angela Veit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem graduação em Licenciatura em Física (1975), Mestrado em Física e Doutorado em Ciências (1981) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral em TRIUMF – University of British Columbia, Vancouver, Canadá (1981-1983). É professora do Departamento de Física da UFRGS desde 1979, sendo atualmente professora titular. Até o ano 2000, pesquisou em física teórica com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas). A partir de então, voltou-se à área de Ensino de Física, tendo participado da criação do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Física da UFRGS (2002) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (2013), promovido pela Sociedade Brasileira de Física/CAPES. É editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências. Atua como professora na graduação e pós-graduação, sendo orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua pesquisa em ensino tem ênfase em modelagem e tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Física.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Souza, D. G. de, Araujo, I. S., & Veit, E. A. (2025). Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências: as instituições e seus participantes no olhar da pesquisa. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(1), 101–135. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e99854

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física

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