Uma proposta de critérios avaliativos para atividades de Júri Simulado no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e81050

Palavras-chave:

Critérios Avaliativos, Júri Simulado, Discurso, Argumentação

Resumo

Neste trabalho, apresentamos três critérios avaliativos para atividades de júri simulado no ensino de ciências. Os critérios emergiram a partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica que utilizou análise de discurso como metodologia para investigar duas atividades de júri simulado realizadas em uma disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino de Física. As atividades versaram sobre uma questão sociocientífica da atualidade – o problema das ligações elétricas irregulares (conhecidas como “gatos”), comuns em residências e no comércio no estado do Rio de Janeiro. A partir de análises discursivas, propomos os seguintes critérios: 1)Temática abordada: possibilita o desenvolvimento de uma visão ampliada da situação, por exemplo, no caso de discussões de QSCs, e também o direcionamento didático da argumentação; 2) Presença do discurso transacional: evidencia que os estudantes articulam em sua fala, a fala de outros colegas de modo coerente e consistente e; 3) Consistência e coerência dos argumentos apresentados: evidencia que os estudantes apresentam justificativas para suas proposições. Discutimos a importância de parâmetros objetivos para avaliação de atividades desenvolvidas em sala de aula e também do aprendizado dos critérios para a vida dos estudantes.

Biografia do Autor

Viviane Florentino de Melo, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Licenciada em Química pela Fundação Universidade de Itaúna (2007), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016), Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/ UFES), é uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC). Seus objetos de estudos se concentram na área de Educação em Ciências, com foco no discurso estabelecido em espaços educativos e formação de conceitos científicos por parte dos estudantes. 

Rodrigo Drumond Vieira, Universidade Federal Fluminense

PhD em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período de residência na The Pennsylvania State University (EUA), Mestre em Educação e Licenciado em Física, ambos pela UFMG.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Melo, V. F. de, & Vieira, R. D. . (2022). Uma proposta de critérios avaliativos para atividades de Júri Simulado no Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 298–326. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e81050

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física