Discussão conceitual para o equilíbrio térmico

Autores

  • José Lourenço Cindra UEPJMF - São Paulo
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira UEP - São Paulo

Resumo

Neste trabalho, pretendemos realizar uma análise conceitual envolvendo o equilíbrio térmico. Ainda que, no contexto do estudo da Termologia, tanto nos livros didáticos quanto no cotidiano escolar, os conceitos de calor e temperatura sejam priorizados, o equilíbrio térmico acaba sendo relegado a um segundo plano. Contudo, várias pesquisas têm apontado a importância de um melhor entendimento do equilíbrio térmico, que acabaria possibilitando a compreensão de uma série de outros conceitos que estariam ligados aos fenômenos térmicos. Destacamos alguns tópicos que julgamos relevantes com relação ao entendimento conceitual do equilíbrio térmico. Faremos considerações sobre o ponto de vista epistemológico, sobre a relação do equilíbrio térmico com os conceitos de calor e temperatura, sobre o desenvolvimento histórico das noções relacionadas ao calor, temperatura e equilíbrio térmico, sobre os obstáculos epistemológicos, e finalmente, salientamos algumas similaridades entre teorias e as concepções espontâneas relacionadas aos fenômenos térmicos.

Biografia do Autor

José Lourenço Cindra, UEPJMF - São Paulo

Graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Patrice Lumumba (1979) e doutorado em Física pela Universidade Patrice Lumumba (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Odete Pacubi Baierl Teixeira, UEP - São Paulo

Graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Cindra, J. L., & Teixeira, O. P. B. (2004). Discussão conceitual para o equilíbrio térmico. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(2), 176–193. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6431

Edição

Seção

Artigos