Formação e desenvolvimento da carreira de treinadores de tênis de campo em Maringá-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e103616

Palavras-chave:

Formação, Intervenção, Esporte de rede divisória

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a formação profissional dos treinadores de tênis de campo em Maringá-PR. Para tanto, adotou-se o método qualitativo do tipo descritivo. A amostra foi composta por 20 treinadores de 13 academias, utilizando questionários via Google Forms. Constatou-se que a maioria dos treinadores começou como aluno ou pegador de bola, sendo a paixão pelo esporte ou necessidade financeira os motivos principais para seguir na área. Treinadores com formação em Educação Física destacaram a relevância do curso, mas apontaram dificuldades na formação específica em tênis. Conclui-se a necessidade de definir conhecimentos, habilidades e competências essenciais para melhorar as oportunidades de qualificação na profissão de treinador de tênis.

Biografia do Autor

Julia Garanhani de Campos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Lorena Mota Catabriga, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM); Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM); Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Vânia de Fátima Matias, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Mato Grosso; Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá; Professora orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá; Professora orientadora do Mestrado Profissional em Educação Física associado entre Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade Estadual de Maringá; Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (2022-2024); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq); Coordenadora do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (DEF/UEM).

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (2023); Professora Adjunta Temporária do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá; Professora orientadora do Mestrado Profissional em Educação Física associado entre Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade Estadual de Maringá; Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq). 

Referências

AAKER, David A.; KUMAR, V.; DAY, Geoge S.. Pesquisa de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BANACK, Hailey R.; BLOOM, Gordon A.; FALCÃO, William R.. Promoting Long Term Athlete Development in Cross Country Skiing through Competency-Based Coach Education: a qualitative study. International Journal Of Sports Science & Coaching, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 301-316, jun. 2012. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1260/1747-9541.7.2.301.

COELHO, Juliana Affonso Gomes. Voleibol: um espaço híbrido de sociabilidade esportiva. In: TOLEDO, Luiz Henrique; COSTA, Carlos Eduardo (org.). Visão de jogo: antropologia das práticas esportivas. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2009. p. 73-92.

COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Factsheet women in the olympic movement. 2014. Disponível em: http://www.olympic.org/Documents/Reference_documents_Factsheets/Women_in_Olympic_Movement.pdf. Acesso em: 05 fev. 2024.

CORTELA, Caio Correa; ABURACHID, Layla Maria Campos; CORTELA, Débora Navarro Rocha; HAAS, Luiz Gustavo Nascimento. O mercado de trabalho dos treinadores paranaenses de tênis. Revista Eletrônica Fafit/Facic, Itararé, v. 4, n. 2, p. 13-25, jul. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282217593_O_mercado_de_trabalho_dos_treinadores_paranaenses_de_tenis. Acesso em: 05 fev. 2024.

CORTELA, Caio Correa; ABURACHID, Layla Maria; SOUZA, Sílvio Pinheiro; CORTELA, Debora Navarro Rocha; GARCIA, Juan Pedro Fuentes. A formação inicial e continuada dos treinadores paranaenses de tênis. Conexões, [S.L.], v. 11, n. 2, p. 60-84, 17 jun. 2013. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637617.

CORTELA, Caio Correa; FUENTES, Juan Pedro; ABURACHID, Layla Maria Campos; KIST, Cesar; CORTELA, Débora Navarro Rocha. Iniciação esportiva ao tênis de campo: um retrato do programa play and stay à luz da pedagogia do esporte.. Conexões, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 214-234, 31 ago. 2012. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637683.

CORTELA, Caio Corrêa; MILISTETD, Michel; GALATTI, Larissa Rafaela; BOTH, Jorge; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. Perfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênis. Caderno de Educação Física e Esporte, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 167-178, 12 mar. 2019. Caderno de Educacao Fisica e Esporte. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p167.

CORTELA, Caio Corrêa; CRESPO, Miguel; BARBOSA, Rivaldo Sampaio; SANTOS, Gerson Rodrigo; ABURACHID, Layla Maria Campos. Conhecimento tático declarativo de treinadores de tênis. Educación Física y Ciencia, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 110, 6 mar. 2020. Universidad Nacional de La Plata. http://dx.doi.org/10.24215/23142561e110.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S.. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DIAS, José Maria. O ensino e aprendizagem de tênis nos cursos de Educação Física. In: JORNADA INTERNACIONAL DE TREINAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TêNIS, 4., 2002, Florianópolis. Anais [...] . Florianópolis: Netec, 2002. p. 105-107.

DIAS, José Maria; RODRIGUES, Omar Augusto Ferreira. O tênis nas escolas: uma prática apropriada à cultura escolar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DUFFY, Paul. Curriculum Model Developmente: sport coaching. In: PETRY, Klaus; FROBERG, Klaus; MADELLA, Alberto (ed.). Cologne: german sport university. 2006. p. 71-120

ERICKSON, Karl; BRUNER, Mark W.; MACDONALD, Dany J.; CÔTÉ, Jean. Gaining Insight into Actual and Preferred Sources of Coaching Knowledge. International Journal Of Sports Science & Coaching, [S.L.], v. 3, n. 4, p. 527-538, dez. 2008. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1260/174795408787186468.

FERREIRA, Heidi Jancer; SALLES, José Geraldo Carmo; MOURÃO, Ludmila Nunes. Inserção e permanência de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil. Revista da Educação Física/Uem, [S.L.], v. 26, n. 1, p. 21-29, 20 abr. 2015. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.22755.

FERREIRA, Heidi Jancer; SALLES, José Geraldo Carmo; MOURÃO, Ludmila; MORENO, Andrea. A BAIXA REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES COMO TÉCNICAS ESPORTIVAS NO BRASIL. Movimento (Esefid/Ufrgs), [S.L.], v. 19, n. 3, p. 103-124, 20 mar. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.29087.

FERREIRA, Jonas Renato. Horas Extras: breve e iniciais informações quanto as horas extras com fundamento na clt, cct e constituição federal.. Breve e iniciais informações quanto as Horas Extras com fundamento na CLT, CCT e Constituição Federal. 2021. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/horas-extras/1204950361. Acesso em: 01 mar. 2024.

GAYA, Adroaldo; TORRES, Lisiane. O esporte na infância e adolescência: alguns pontos polêmicos. In: GAYA, Adroaldo; MARQUES, António; TANI, Go (org.). Desporto para crianças e jovens, razões e finalidades. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2004. p. 57-74.

GESAT, René Augusto Martins; CORTELA, Caio Corrêa; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide; GINCIENE, Guy. Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 11-17, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, 1999.

DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO TRF5. INSTRUTOR DE TÊNIS PODE ATUAR SEM DIPLOMA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2021. Disponível em: https://www.trf5.jus.br/index.php/noticias/leitura-de-noticias?/id=323554. Acesso em: 02 mar. 2023.

JONES, Robyn L.; ARMOUR, Kathleen M.; POTRAC, Paul. Sports Coaching Cultures: from practice to theory.. Londres: Tayor & Francis Group, 2004.

KILTY, Katie. Women in Coaching. The Sport Psychologist, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 222-234, jun. 2006. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/tsp.20.2.222.

KISH, Leslie. Survey sampling. John Wiley & Sons, Inc. 1965.

LEITE, Eliezer Vieira; CIESLAK, Fabrício; SILVA, Carolina Fernandes; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide; CORTELA, Caio Corrêa. Qualidade de vida, percepção de imagem corporal e aspectos de sonolência em treinadores de tênis de Campo Grande. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 175-190, 11 jul. 2016. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/rbqv.v8n2.3881.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma abordagem aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001. 720 p.

MARQUES, Antônio Teixeira. As profissões do corpo: treinador. Treinamento desportivo, Curitiba, v. 5, n.1, p. 4-8, jun. 2000.

MARQUEZE, Elaine Cristina; MORENO, Claudia Roberta de Castro. Satisfação no trabalho - uma breve revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, [S.L.], v. 30, n. 112, p. 69-79, dez. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572005000200007.

MILISTETD, Michel; TRUDEL, Pierre; MESQUITA, Isabel; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Coaching and Coach Education in Brazil. International Sport Coaching Journal, [S.L.], v. 1, n. 3, p. 165-172, set. 2014. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/iscj.2014-0103.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORGAN, Kevin; JONES, Robyn L.; GILBOURNE, David; LLEWELLYN, David. Changing the face of coach education: using ethno-drama to depict lived realities. Physical Education & Sport Pedagogy, [S.L.], v. 18, n. 5, p. 520-533, nov. 2013. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2012.690863.

MOURÃO, Ludmila; GOMES, Euza Maria. Mulheres na administração esportiva brasileira: uma trajetória em curso. In: SIMÕES, Antonio Carlos; KNIJNIK, Jorge Dorfman (org.). O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 305-317.

NORMAN, Leanne. Bearing the Burden of Doubt. Research Quarterly For Exercise And Sport, [S.L.], v. 81, n. 4, p. 506-517, dez. 2010. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/02701367.2010.10599712.

NUNES, M. A formação e o treinador de futebol. Revista Horizonte, v. 68, p.75-78, 1995.

GALATTI, Larissa Rafaela; SILVA, Rogério Matos Pimentel; PAES, Roberto Rodrigues. PEDAGOGIA DO ESPORTE E INICIAÇÃO ESPORTIVA TARDIA: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar A Prática, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 1-15, 5 maio 2010. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7629.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. Atlas, São Paulo, 1999.X

ROSADO, António; MESQUITA, Isabel. Melhorar a performance optimizando a instrução. In: ROSADO, António; MESQUITA, Isabel. Pedagogia do desporto. Lisboa: Fmh, 2009. p. 69-130.

ROSADO, António; MESQUITA, Isabel; BREIA, Ezequiel; JANUÁRIO, Nuno. Athlete’s Retention of Coach’s Instruction on Task Presentation and Feedback. International Journal Of Performance Analysis In Sport, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 19-30, fev. 2008. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/24748668.2008.11868419.

OLIVEIRA, Gabriela Aragão Souza de. Representações sociais de mulheres técnicas sobre o comando de equipes esportivas de alto nível. 2002. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WALTON, Richard E. Improving the quality of work life. Harvard Business Review, Nova York, v. 52, n. 3, p. 12-16, 1976.

Downloads

Publicado

2025-02-03

Como Citar

CAMPOS, Julia Garanhani de; CATABRIGA, Lorena Mota; MATIAS, Vânia de Fátima; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa. Formação e desenvolvimento da carreira de treinadores de tênis de campo em Maringá-PR. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e103616. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/103616. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)