Formação e desenvolvimento da carreira de treinadores de tênis de campo em Maringá-PR
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e103616Palavras-chave:
Formação, Intervenção, Esporte de rede divisóriaResumo
A presente pesquisa objetiva analisar a formação profissional dos treinadores de tênis de campo em Maringá-PR. Para tanto, adotou-se o método qualitativo do tipo descritivo. A amostra foi composta por 20 treinadores de 13 academias, utilizando questionários via Google Forms. Constatou-se que a maioria dos treinadores começou como aluno ou pegador de bola, sendo a paixão pelo esporte ou necessidade financeira os motivos principais para seguir na área. Treinadores com formação em Educação Física destacaram a relevância do curso, mas apontaram dificuldades na formação específica em tênis. Conclui-se a necessidade de definir conhecimentos, habilidades e competências essenciais para melhorar as oportunidades de qualificação na profissão de treinador de tênis.
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