Processo de formação continuada: a realidade de um programa social esportivo

Autores

  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luiza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p119

Resumo

O texto apresenta uma análise acerca da compreensão e entendimento de tutores sobre o processo de formação continuada desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem na realidade de um programa social esportivo. A investigação, pautada na pesquisa documental, analisou o Relatório de Gestão 2013 da Coordenação Geral de Desenvolvimento Pedagógico da SNELIS do Ministério do Esporte/ME. Os dados indicam que o ambiente virtual de aprendizagem é visto como uma possibilidade de aproximação e reflexão contínua junto aos participantes do Programa Segundo Tempo, apontando a ação da formação continuada necessária para atuação, na perspectiva do tutor. Diante disso, constata-se que as relações estabelecidas por meio do ambiente virtual de aprendizagem contribuem para efetivar a assimilação dos conteúdos e sua concretização junto aos participantes do processo e ao dia a dia das aulas do Programa.

Biografia do Autor

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL).

Universidade Estadual de Maringá.

Maringá/PR/Brasil.

camibisconsini@gmail.com

 

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL).

Universidade Estadual de Maringá.

Maringá/PR/Brasil.

ana.beah@gmail.com

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação Física (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL).

Universidade Estadual de Maringá.

Maringá/PR/Brasil.

aaboliveira@uem.br

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM).

Universidade Estadual de Maringá.

Maringá/PR/Brasil.

vfmatias@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

BISCONSINI, Camila Rinaldi; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Processo de formação continuada: a realidade de um programa social esportivo. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 46, p. 119–134, 2015. DOI: 10.5007/2175-8042.2015v27n46p119. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n46p119. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)