O estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo

Autores

  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p347

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar o papel do estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores, na perspectiva discente. A pesquisa é descritiva e de característica qualitativa. Teve como instrumento para coleta de dados um questionário com questões fechadas e abertas. Participaram 130 discentes de seis cursos de licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior pública do Paraná. Os resultados apontam um processo de alta complexidade quanto à estrutura e ao desenvolvimento do estágio curricular supervisionado. Os discentes esperavam que os componentes curriculares estabelecessem maior proximidade com as exigências para o exercício da profissão docente. Não se evidenciou uma articulação adequada entre os atores envolvidos no processo.  

Biografia do Autor

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, Maringá-PR, Brasil.

camibisconsini@gmail.com

Rua Professor Itamar Orlando Soares, 401, Apto. 311, Zona 07, Maringá/PR, CEP: 87020-230.

(44)33465867

(44)97025598

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutor. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil.

aaboliveira@uem.br

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Bisconsini, C. R., & Oliveira, A. A. B. de. (2016). O estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo. Motrivivência, 28(48), 347–359. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p347

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