As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612

Resumo

A partir do referencial de Norbert Elias, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da configuração entre estagiários e professores supervisores no Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa 90 acadêmicos do curso de Educação Física (licenciatura) e 63 professores supervisores de estágio. Como instrumentos foram utilizados um questionário e a análise de documentos. Os dados quantitativos foram apresentados com a utilização da estatística descritiva (%). Os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo e organizados no software NVivo 10. Constatou-se que os indicadores analisados apresentam configuração de interdependência e possíveis implicações na realização do Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial em Educação Física, uma vez que a experiência do professor, sua qualificação e status profissional podem favorecer ou limitar as relações estabelecidas entre os envolvidos ao longo deste momento formativo.

Biografia do Autor

Arestides Pereira da Silva Júnior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

Doutor (UEM); Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, arestidesjunior2000@yahoo.com.br

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora (UEM);Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, Paraná, Brasil, camibisconsini@gmail.com

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual do Paraná

Doutor (UEM); Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, Paraná, Brasil, patricflores_12@hotmail.com

Ana Luíza Barbosa Anversa, União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA

Doutora (UEM); União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Maringá, Paraná, Brasil, anabeah@gmail.com 

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM Universidad Católica del Maule – UCM

Doutor (UEM); Universidade Estadual de Maringá - UEM e Universidad Católica del Maule – UCM, Maringá, Paraná, Brasil, amauribassoli@gmail.com

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Silva Júnior, A. P. da, Bisconsini, C. R., Flores, P. P., Anversa, A. L. B., & Oliveira, A. A. B. de. (2019). As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Motrivivência, 31(60), 01–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612

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