Aproximações da educação física com a indústria cultural

Paula Aragão, Luciana Fiamoncini, Bianca Natália Poffo, Andréia Rodrigues de Souza Cardoso

Resumo


 

O presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.

 


Palavras-chave


Teoria Crítica; Indústria cultural; Semicultura; Educação Física

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p290



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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