Jogo, esporte, criança e ensino: aproximações com a psicologia social de Mead

Autores

  • Carlos Luiz Cardoso Doutorando PPGEF/CDS/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p259

Resumo

O artigo reflete o jogo e o esporte no interior da psicologia social do filósofo George H. Mead, como orientação para a Educação Física escolar. Inicialmente indica os princípios do ‘condutismo social’ [sociedade, pessoa e mente]. Em seguida mostra a ‘emergência’ do ‘outro generalizado’ na passagem do jogo ao esporte. Mais adiante destaca o ‘movimento renovador’ da década de 80 e algumas referências para o ensino no Brasil. Finalmente reflete a necessidade de compreender o desenvolvimento do selfna educação física escolar, destacando as concepções ‘críticas’ para a formação didática dos professores.

Biografia do Autor

Carlos Luiz Cardoso, Doutorando PPGEF/CDS/UFSC

Departamento de Educação Física CDS/UFSC

Downloads

Publicado

2014-06-16

Como Citar

CARDOSO, Carlos Luiz. Jogo, esporte, criança e ensino: aproximações com a psicologia social de Mead. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 259–262, 2014. DOI: 10.5007/2175-8042.2014v26n42p259. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n42p259. Acesso em: 23 nov. 2024.