PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE “AULAS ABERTAS” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: orientada no aluno, no processo, na problematização, na comunicação e ...

Autores

  • Rodrigo Tetsuo Hirai UFSC
  • Carlos Luiz Cardoso UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A Concepção “Aberta” no Ensino da Educação Física escolar brasileira tem apontado para que se oriente a aula nos alunos, no processo, na problematização e na comunicação (Grupo de Trabalho Pedagógico UFPe– UFSM, 1991). Este trabalho tem como objetivo abrir novos sentidos para a compreensão de tais indicações, as quais são citadas pelos autores como as orientações que resumem a Concepção de Aulas Abertas. Utilizou-se como metodologia exploratório-descritiva, a arte de compreender (hermenêutica). A partir dos diálogos com os referenciais teóricos em que nos debruçamos, foi aberta uma “nova” legitimação didáticopedagógica, para a compreensão das “Aulas Abertas às Experiências”: o ensino orientado no interacionismo simbólico.

Biografia do Autor

Rodrigo Tetsuo Hirai, UFSC

Licenciado em Educação Física pela UFSC.

Carlos Luiz Cardoso, UFSC

Professor Adj. IV – DEF/CDS/UFSC e membro do NEPEF–Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física/UFSC.

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Publicado

2006-01-01

Como Citar

Hirai, R. T., & Cardoso, C. L. (2006). PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE “AULAS ABERTAS” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: orientada no aluno, no processo, na problematização, na comunicação e . Motrivivência, (27), 119–138. https://doi.org/10.5007/%x