O mundo do trabalho como elemento articulador dos conteúdos da educação física escolar

Nayara Fernanda Perles Jardim, Juliana Pizani, Fabiane Castilho Teixeira, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi

Resumo


A pesquisa do tipo descritiva teve como objetivo compreender, no contexto da educação física escolar no ensino médio, o enfoque dado ao elemento articulador cultura corporal e mundo do trabalho, previsto nas Diretrizes Curriculares do estado do Paraná (DCEs). Para tanto, foram aplicados questionários para professores de educação física e alunos do ensino médio de cinco escolas de Maringá-PR. Os dados indicaram que o elemento articulador cultura corporal e mundo do trabalho não apresenta o enfoque necessário conforme previsto nas DCEs. Conclui-se que a temática é de significativa importância, merecendo ser contemplada no contexto da educação física escolar.


Palavras-chave


Educação Física; Escola; Currículo

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p150



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA