O mundo do trabalho como elemento articulador dos conteúdos da educação física escolar

Autores

  • Nayara Fernanda Perles Jardim UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Juliana Pizani UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Fabiane Castilho Teixeira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p150

Resumo

A pesquisa do tipo descritiva teve como objetivo compreender, no contexto da educação física escolar no ensino médio, o enfoque dado ao elemento articulador cultura corporal e mundo do trabalho, previsto nas Diretrizes Curriculares do estado do Paraná (DCEs). Para tanto, foram aplicados questionários para professores de educação física e alunos do ensino médio de cinco escolas de Maringá-PR. Os dados indicaram que o elemento articulador cultura corporal e mundo do trabalho não apresenta o enfoque necessário conforme previsto nas DCEs. Conclui-se que a temática é de significativa importância, merecendo ser contemplada no contexto da educação física escolar.

Biografia do Autor

Nayara Fernanda Perles Jardim, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Juliana Pizani, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Fabiane Castilho Teixeira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora em Educação Física pela Unicamp. Docente da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

Perles Jardim, N. F., Pizani, J., Teixeira, F. C., & Barbosa-Rinaldi, I. P. (2014). O mundo do trabalho como elemento articulador dos conteúdos da educação física escolar. Motrivivência, 26(43), 150–163. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p150

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)