Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Humberto Luís de Deus Inácio Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás
  • Dayse Alisson Camara Cauper -Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás;
  • Luzia Antônia de Paula Silva Rede Municipal de Ensino de Goiânia.
  • Gleison Gomes de Morais Rede Municipal de Ensino de Goiânia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p168

Resumo

Este texto apresenta uma análise documental sobre o conteúdo Práticas Corporais de Aventura, indicado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma novidade se comparado aos conteúdos tradicionais da Educação Física brasileira. Nosso objetivo foi analisar se o referido conteúdo atende aos princípios da educação básica presentes na BNCC, sobretudo em sua exposição na área de Linguagens, nos eixos e objetivos da formação no ensino fundamental e médio, e nos apontamentos específicos para a Educação Física; bem como de avaliar a inserção e os detalhamentos do conteúdo para cada um dos ciclos propostos. Também apontamos limites e possibilidades para a inserção deste conteúdo na Educação Física Escolar. Concluímos pela importância deste conteúdo e advogamos que sua inclusão na Educação Física Escolar deva ser balizada por propostas pedagógicas críticas.

Biografia do Autor

Humberto Luís de Deus Inácio, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás

  • Doutor em Sociologia Política - UFSC
  • Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás;
  • Goiânia, Goiás, Brasil.;
  • betoinacio@gmail.com. (62) 3521 1141

Dayse Alisson Camara Cauper, -Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás;

- Mestranda em Ensino na Educação Básica - CEPAE/UFG.
-Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás;
- Goiânia, Goiás, Brasil.;
daysecamaracauper@gmail.com.

Luzia Antônia de Paula Silva, Rede Municipal de Ensino de Goiânia.

- Especialista em Educação Física - UFG.
- Rede Municipal de Ensino de Goiânia;
- Goiânia, Goiás, Brasil.;
luzia.paulasilva@gmail.com.

Gleison Gomes de Morais, Rede Municipal de Ensino de Goiânia.

Licenciado  em Educação Física - UFG.
- Rede Municipal de Ensino de Goiânia;
- Goiânia, Goiás, Brasil.

- gleisongomesu2@yahoo.com.br

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

INÁCIO, Humberto Luís de Deus; CAUPER, Dayse Alisson Camara; SILVA, Luzia Antônia de Paula; MORAIS, Gleison Gomes de. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 168–187, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n48p168. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p168. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática