As fontes de conhecimento dos treinadores de jovens atletas de basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p100Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar as fontes de conhecimento que sustentam o processo de formação e o desenvolvimento profissional de treinadores de basquetebol de jovens atletas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise foi a análise de conteúdo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram seis treinadores de basquetebol de jovens atletas. Os resultados revelaram que a formação e o desenvolvimento profissional dos treinadores ocorreram por meio de fontes diversificadas de conhecimento, com destaque para a internet, o diálogo com treinadores experientes, as experiências como atleta, as experiências do cotidiano de trabalho, o curso de Educação Física e os cursos de curta duração. Identificou-se, ainda, a predominância de aprendizagem no contexto informal fora do ambiente educacional institucionalizado.Downloads
Publicado
2017-07-20
Como Citar
RODRIGUES, Heitor de Andrade; TEIXEIRA COSTA, Gustavo De Conti; DOS SANTOS JUNIOR, Eugênio Lopes; MILISTETD, Michel. As fontes de conhecimento dos treinadores de jovens atletas de basquetebol. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 100–118, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n51p100. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p100. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).