O local de trabalho como potencializador na formação de treinadores de basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79633Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis interferências do contexto institucional na aprendizagem de treinadores de basquetebol, com atenção especial para os dispositivos formativos do local de trabalho. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, definimos o método de estudo de casos múltiplos. Os participantes foram cinco treinadores e dois gestores, vinculados a três instituições esportivas. Para coleta de dados selecionamos a técnica de entrevista semiestruturada. Para análise dos dados elegemos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram três dispositivos formativos intrinsecamente vinculados à socialização no contexto de trabalho: o planejamento conjunto entre as instituições, o convívio diário entre os treinadores e o desenvolvimento de cursos e clínicas no local de trabalho.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BILLETT, Stephen. Co-participation at Work: Learning through Work and throughout Working Lives. Studies in the Education of Adults v. 36, n. 2, p. 190–205, 2004.
CULVER, Diane; TRUDEL, Pierre. Clarifying the concept of communities of practice in sport. International Journal of Sports Science and Coaching. v.1, n.3, p. 1-10, 2008.
CUNHA, Luiza Darido da; FRAIHA, Ana Lívia; DARIDO, Suraya Cristina; PÉREZ, B. L; GALATTI, Larissa Rafaela. Trajectória de lós jugadores de baloncesto del nuevo baloncesto Brasil. Cuadernos de Psicología del Deporte, v.17, n.3, p.119-128, 2017.
CUSHION, Christopher; NELSON Lee; ARMOUR Kath; LYLE Jhon. Coach learning and development: a review of literature. London: Leeds Sports Coach UK, 2010.
ERICKSON, Karl; CÔTÉ, Jean; FRASER-THOMAS, Jessica. Sport experiences, milestones, and educational activities associated with high-performance coaches’ development. Sport Psychologist, v. 21 n. 3, p.302-316, 2007.
GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação física (UEM Online), v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Sport Coaching as a Professional in Brazil: An Analysis of the Coaching Literature in Brazil from 2000-2015. International Sport Coaching Journal, v.3, p. 316-331, 2016.
GALATTI, Larissa Rafaela; CÔTÉ, Jean; REVERDITO, Riller Silva; ALLAN, Veronica; SEOANE, Antonio Montero; PAES, Roberto Rodrigues. Fostering elite athlete development and recreational sport participation: A successful club environment. Motricidade, v. 12, n. 3, p. 20-31, mar. 2016b. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/6099. Acesso: 25 mai. 2021.
GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; BETTEGA, Otávio Baggiotto; PAES, Roberto Rodrigues. Coaches’ perceptions of youth players’ development in a professional soccer club in Brazil: paradoxes between the game and those who play. Sports Coaching Review, v. 5, n. 2, p.174-185, jul. 2016c. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/305362376_Coaches'_perceptions_of_youth_players'_development_in_a_professional_soccer_club_in_Brazil_paradoxes_between_the_game_and_those_who_play. Acesso: 30 set. 2021.
GALATTI, Larissa Rafaela. AFEs, Desenvolvimento Humano e Esporte de Alto Rendimento. Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), v. 1, 2017.
GALATTI, Larissa Rafaela; SANTOS, Yura Sato; KORSAKAS, Paula. A Coach Developers’ Narrative on Scaffolding a Learner-Centred Coaching Course in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 3, p. 1-10, 2019.
GILBERT, Wade; TRUDEL, Pierre. Learning to coach through experience: reflection in model youth sport coaches, Journal of Teaching in Physical Education, v. 21, p.16–34, 2001.
GILBERT, Wade; TRUDEL, Pierre. Learning to coach through experience: Conditions that influence reflection. The Physical Educator, v.62, n. 1, 32-43, 2005.
ILLERIS, Knud. The fundamentals of workplace learning: Understanding how people learn in working life. New York: Routledge; 2011.
JONES, Robyn Lloyd; ARMOUR, Kathleen; POTRAC, Paul. Constructing expert Knowledge: A case study of a top-level professional soccer coach. Education and Sport Society, v. 8, n. 2, p. 213-229, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na Escola: Articulação e necessária determinação Ideológica. In: LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17 ed. São Paulo: Cortez, p.102-119, 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2011.
MESQUITA, Isabel; RIBEIRO, Joana; SANTOS, Sofia; MORGAN, Kevin. Coach learning and coach education: Portuguese expert coaches' perspective. Sport Psychologist, v. 28, n. 2, p. 124-136, 2014.
MILISTETD, Michel; DUARTE, Tiago; RAMOS, Valmor; MESQUITA, Isabel; NASCIMENTO, Juarez Vieira. A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: desafios da formação inicial universitária em educação física. Pensar à prática, Goiânia, v.18, n. 4, p. 982-994, 2015.
MILISTETD, Michel; GALATTI, Larissa Rafaela; COLLET, Carine; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Formação de treinadores esportivos: Orientações para a organização das práticas pedagógicas nos cursos de bacharelado em Educação Física. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, p. e2849, 2017.
MOLETTA, Andréia Fernanda; MENDES, Felipe Goedert; BORGES, Luciana de Angeloni; GALATTI, Larissa Rafaela. Treinadores e treinadoras de basquetebol de Santa Catarina: o desenvolvimento da aprendizagem formal, informal e não-formal. Revista de Ciencias del Deporte, v. 15, p. 197-206, 2019.
NASH, Chistine; SPROULE, John. Coaches perceptions of their coach education experiences. International Journal of Sport Psychology, v.43, n.1, p. 33–52, 2012.
NELSON, Lee; CUSHION, Chistopher; POTRAC, Paul. Formal, non formal and informal coach learning: A holistic conceptualisation. International Journal of Sports Science and Coaching, Reino Unido, v.1, n.3, p. 247-259, 2006.
NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto. N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/Sulina, 2004. p. 61-94.
NUNOMURA, Myrian; OLIVEIRA, Mauricio Santos; ROBLE, Odilon José; CARBINATTO, Michele. Ginástica artística competitiva e a filosofia dos técnicos. Motriz, v. 18 n. 4, p. 678- 689, 2012.
REVERDITO, Riller Silva; GALATTI, Larissa Rafaela; STRACHAN, Leisha; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Coaching and continuity make a difference: competence effects in a youth sport program. Journal of Physical Education and Sport, v. 20, n. 4, p. 1964-1971, jun. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342561521_Coaching_and_continuity_make_a_difference_competence_effects_in_a_youth_sport_program. Acesso em: 19 mai. 2021.
RODRIGUES, Heitor de Andrade; PAES, Roberto Rodrigues; SOUZA NETO, Samuel. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento (Porto Alegre. Online), v. 22, p. 509-521, 2016.
RYNNE, Steven; MALLETT, Clifford; TINNING, Richard. High Performance Sport Coaching: Institutes of Sport as Sites for Learning. International Journal of Sports Science & Coaching, Queensland, v.1, n.3, p. 223-234, 2006.
RYNNE, Steven; MALLETT, Clifford; TINNING, Richard. Workplace learning of high performance sports coaches. Sport, Education and Society, v.15, n.3. p. 315-330, 2010.
TALAMONI, Guilherme Augusto; OLIVEIRA, FIávio Ismael da Silva; HUNGER, Dagmar. As configurações do futebol brasileiro: análise da trajetória de um treinador. Movimento (Porto Alegre). v. 19, n. 1 p.73-93, 2013.
TOZETTO, Alexandre Vincius Bobato; SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela; MILISTETD, Michel; DUARTE, Tiago. Football coaches’ development in Brazil: a focus on the content of learning. Motriz , v. 23, p. 1-9, 2017.
TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; GALATTI, Larissa Rafaela; NASCIMENTO, Juarez Vieira; MILISTETD, Michel. Strategies for coaches’ development in a football club: A learning organization. Motriz , v. 25, p. 1-9, 2019.
TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane; RICHARD, Jean Paul. Peter Jarvis: lifelong learning. In: NELSON, L; RYAN, G; POTRAC, P. (Orgs.). Learning in Sports Coaching: Theory and Application. Abingdon: Routledge, 2016. Cap. 17, p. 202-214
YIN, Robert. Qualitative Research from start to finish. New York: The Guilford Press, 2011.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
WATKINS, Karen. Facilitating Learning in the Workplace, Deakin University Press, Victoria, 1991.
WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. A new theoretical perspective for understanding how coaches learn to coach. The Sport Psychologist, Champaign, Illinois, v. 20, p. 198-212, 2006.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning meaning and identity. Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).