Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos

Autores

  • Gisele Viola Machado GEPESP-FEF-UNICAMP ESC
  • Larissa Rafaela Galatti Departamentoo de Ciências do Esporte (UEL- Londrina) GEPESP-FEF-UNICAMP Univeersidade de Coruña (UDC)
  • Roberto Rodrigues Paes GEPESP-FEF-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p164

Resumo

 

Os projetos sociais estão cada vez mais presentes no cenário da educação não formal brasileira, com a intenção de oferecer práticas educativas às populações em situação de vulnerabilidade social. Dentre as diversas práticas oferecidas o esporte tem sido um dos conteúdos mais presente nestas instituições, principalmente naquelas que tem como personagens crianças e adolescentes. Diante disso, este estudo busca contribuir com a prática pedagógica dos professores de projetos sociais a partir da organização de conteúdos e da seleção de procedimentos pedagógicos para o ensino dos jogos esportivos coletivos à luz de autores da Pedagogia do Esporte.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p. 164–176, 2012. DOI: 10.5007/2175-8042.2012v24n39p164. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n39p164. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)