Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos

Gisele Viola Machado, Larissa Rafaela Galatti, Roberto Rodrigues Paes

Resumo


 

Os projetos sociais estão cada vez mais presentes no cenário da educação não formal brasileira, com a intenção de oferecer práticas educativas às populações em situação de vulnerabilidade social. Dentre as diversas práticas oferecidas o esporte tem sido um dos conteúdos mais presente nestas instituições, principalmente naquelas que tem como personagens crianças e adolescentes. Diante disso, este estudo busca contribuir com a prática pedagógica dos professores de projetos sociais a partir da organização de conteúdos e da seleção de procedimentos pedagógicos para o ensino dos jogos esportivos coletivos à luz de autores da Pedagogia do Esporte.


Palavras-chave


Pedagogia do Esporte; Projetos sociais; Jogos coletivos

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p164



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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