Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física

Autores

  • Robson Machado Borges UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Adroaldo Cezar Araujo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Fernando Jaime González UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Larissa Rafaela Galatti Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p104

Resumo

Este estudo teve por objetivo descrever como as possibilidades de diagnóstico de um jogo com interação entre adversários são condicionadas pela compreensão da lógica interna dos esportes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com cinco professores de Educação Física que desenvolvem o ensino dos esportes. Foram realizados 21 encontros de estudos sobre a decisão de o que ensinar quando o foco é o conhecimento procedimental do conteúdo. Os resultados indicam que o nível de leitura das dificuldades dos alunos no jogo depende diretamente do conhecimento do professor sobre a lógica interna das modalidades, o que afeta o aprendizado dos discentes. Não obstante, é possível alterar a forma como os professores compreendem o ensino dos esportes, fazendo com que docentes que realizam a leitura do jogo sob a ótica do modelo tradicional compreendam o fenômeno esportivo como um complexo processo de tomada de decisões, ensinando os alunos a jogar melhor.

Biografia do Autor

Robson Machado Borges, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do curso de Educação Física na Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí/RS/Brasil.

robson.borges@unijui.edu.br

Rua 14 de julho, 1194, Ijuí/RS.

Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutor em Educação física e Livre-Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS/Brasil.

acgaya@esef.ufgrs.br

Fernando Jaime González, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências. Ijuí/RS/Brasil.

fjg@unijui.edu.br

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). É docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Limeira, SP - Brasil

lagalatti@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

BORGES, Robson Machado; GAYA, Adroaldo Cezar Araujo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; GALATTI, Larissa Rafaela. Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 104–122, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n50p104. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p104. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>