Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p104Resumo
Este estudo teve por objetivo descrever como as possibilidades de diagnóstico de um jogo com interação entre adversários são condicionadas pela compreensão da lógica interna dos esportes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com cinco professores de Educação Física que desenvolvem o ensino dos esportes. Foram realizados 21 encontros de estudos sobre a decisão de o que ensinar quando o foco é o conhecimento procedimental do conteúdo. Os resultados indicam que o nível de leitura das dificuldades dos alunos no jogo depende diretamente do conhecimento do professor sobre a lógica interna das modalidades, o que afeta o aprendizado dos discentes. Não obstante, é possível alterar a forma como os professores compreendem o ensino dos esportes, fazendo com que docentes que realizam a leitura do jogo sob a ótica do modelo tradicional compreendam o fenômeno esportivo como um complexo processo de tomada de decisões, ensinando os alunos a jogar melhor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).