Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física

Robson Machado Borges, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Fernando Jaime González, Larissa Rafaela Galatti

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p104

Este estudo teve por objetivo descrever como as possibilidades de diagnóstico de um jogo com interação entre adversários são condicionadas pela compreensão da lógica interna dos esportes. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com cinco professores de Educação Física que desenvolvem o ensino dos esportes. Foram realizados 21 encontros de estudos sobre a decisão de o que ensinar quando o foco é o conhecimento procedimental do conteúdo. Os resultados indicam que o nível de leitura das dificuldades dos alunos no jogo depende diretamente do conhecimento do professor sobre a lógica interna das modalidades, o que afeta o aprendizado dos discentes. Não obstante, é possível alterar a forma como os professores compreendem o ensino dos esportes, fazendo com que docentes que realizam a leitura do jogo sob a ótica do modelo tradicional compreendam o fenômeno esportivo como um complexo processo de tomada de decisões, ensinando os alunos a jogar melhor.


Palavras-chave


Esporte; Concepção de Ensino; Diagnóstico; Mudança

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p104



Motriviv. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

 



 

 

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