Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58147

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação se justificam na medida em que podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens. Os estudos que embasam esta premissa estão majoritariamente direcionados ao final do Ensino Fundamental e Médio. Assim, este estudo objetivou verificar alterações no processo de ensino de conteúdos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o uso das TIC. Para isso foi implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em quatro categorias de análise, sendo elas: a) organização do trabalho docente; b) limitações das as TIC nas aulas; c) potencialidades das TIC nas aulas; d) as TIC no ensino da Educação Física na perspectiva do professor.

Biografia do Autor

Tiago Aparecido Nardon, LETPEF - Unesp Rio Claro - SP

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Brasil. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista - (UNESP).  Membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro.

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Pedagogia, Curso de Educação Física.

Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente se desempenha como vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão e professor permanente do PPG em Educação nas Ciências. Ex-professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Pesquisa nas áreas de Educação Física Escolar, Educação e Tecnologias, e Sociologia das Práticas Corporais. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2010, 2014) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nos da Editorial Edelbra (2012). No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado sobre as Bases Sociais das Práticas Corporais. Participou da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação e é diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento. Membro da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar ? REIIPEFE - e dos Grupos de Pesquisa Paidotribas e Mongaba da Unijuí.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Nardon, T. A., & González, F. J. (2019). Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Motrivivência, 31(59), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58147

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