Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos

Fernando Jaime González, Robson Machado Borges

Resumo


Esta investigação teve como objetivo identificar nos saberes mobilizados por uma professora de educação física em sua atuação docente, elementos de sua formação inicial. Para tanto, foi realizado um estudo de caso que consistiu na observação de dezessete aulas de uma professora, em uma escola de Ijuí/RS. Os resultados indicam que grande parte dos saberes docentes manifestados pela docente, em sua atuação profissional, podem ser apontados como oriundos da formação inicial. Evidências disso podem ser constatadas observando a “pluralidade” das práticas corporais desenvolvidas e na forma de ensino dos esportes, pautada na tomada de decisão nos jogos de invasão, o que coincide com os princípios defendidos pelo curso de formação inicial que a docente frequentou.


Palavras-chave


Conhecimentos Acadêmicos; Formação Inicial; Atuação Docente; Educação Física Escolar

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p36



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA