Classificação dos esportes na Educação Física escolar: elaboração e validação de uma unidade didática no ensino médio
elaboración y validación de una unidad didáctica en el bachillerato
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93145Palavras-chave:
Esportes, Validação de unidade didática, Educação físicaResumo
O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o processo de elaboração e validação de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes nas aulas de Educação Física escolar (EFE). Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa descritiva e de caráter exploratório. A validação foi realizada por cinco especialistas e as principais sugestões desses foram em relação aos objetivos, diversificação das estratégias didáticas, ampliação do conceito da lógica interna, correção de terminologias e estruturação do material didático. Ao final da avaliação, as recomendações foram incorporadas na versão final. Sobre os valores do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) quanto a clareza, pertinência e aplicabilidade, alcançaram índices satisfatórios e excelentes. A hibridização de técnicas da pesquisa qualitativa/quantitativa se mostrou complementar para a validação da unidade didática. O material está pronto para ser implementado e a sua versão on-line será disponibilizada para auxiliar professores/ pesquisadores no planejamento e implementação de unidades didáticas.
Referências
BARROSO, André Luís Ruggiero. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar. 2015. 312 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, Departamento de Educação Física/Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.
BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Compreensão e avaliação de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar: visão de professores. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019011, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conex.v17i0.8654139. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8654139. Acesso em: 15 jan. 2023.
BETTEGA, Otávio Baggiotto et al. Pedagogia do esporte: bases epistemológicas e articulações para o ensino esportivo. Revista Inclusiones, [s. l], v. 8, n. 1, p. 185-213, jun. 2021.
BITTENCOURT, Marina Nolli et al. Validation of content and appearance of an educational manual to promote children’s mental health. Rev Rene, [S.L.], v. 21, p. e43694, 18 jun. 2020. Rev Rene - Revista da Rede de Enfermagem de Nordeste. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20202143694.
BOLONHINI, Sabine Zink; PAES, Roberto Rodrigues. A proposta pedagógica do teaching games for understanding: reflexões sobre a iniciação esportiva. Pensar A Prática, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 1-4, 18 maio 2009. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v12i2.5694.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 20 de out. 2022.
CABRAL, Fabiola de Araujo et al. Validação de conteúdo do teste de conhecimento tático declarativo para o futsal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 43, p. e000520, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/rbce.43.e000520.
CHAMPANGNATTE, Dostoievski Mariatt de Oliveira; NUNES, Lina Cardoso. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 15-38, dez. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v27n03/v27n03a02.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
COSTA, Gustavo de Conti Teixeira et al. Validação de conteúdo das cenas do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol – TCTD:Vb. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, [s. l], v. 18, n. 6, p. 629-637, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n6p629/33532. Acesso em: 20 jan. 2023.
CÔTÉ, Jean; SALMELA, John H.; BARIA, Abderrahim; RUSSELL, Storm J.. Organizing and Interpreting Unstructured Qualitative Data. The Sport Psychologist, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 127-137, jun. 1993. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/tsp.7.2.127.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: realidade, aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual paulista. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v.6, p. 21-33. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381290/1/caderno-formacao-pedagogia_16.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.
DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes Concepções sobre o Papel da Educação Física na Escola. In: Universidade Estadual paulista. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v.6, p. 34-50. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381290/1/caderno-formacao-pedagogia_16.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-162, abr. 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41548/1/01d19t02.pdf. Acesso em: 12 de jan. 2023.
GASPARI, Telma Cristiane et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, São Paulo, v. 14, p.109-137, 2006.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n. 71, abr. 2004. Disponível em: https://efdeportes.com/efd71/esportes.htm. Acesso em: 18 jan. 2023.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada. Motrivivência, [S.L.], v. 27, n. 45, p. 172-188, 14 set. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p172. Acesso em: 20 jan. 2023.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.
HERNÁNDEZ-NIETO, Rafael. Contributions to statistical analysis:The Coefficients of Proportional Variance, Content Validity and Kappa. Mérida: Universidad de Los Andes, 2002.
MELO, Ingrid Almeida de. Validação de um manual educativo como tecnologia de enfermagem para pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. 2017. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Enfermagem, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, 2017.
MORALES, Juan; GRECO, Pablo; ANDRADE, Ricardo. Validade de Conteúdo do Instrumento para Avaliação do Conhecimento Tático Processual no Basquetebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, [s. l], v. 12(Suplemento), n. 1, p. 31-36, 22 fev. 2013. Disponível em: https://revistas.um.es/cpd/article/view/169411. Acesso em: 15 jan. 2023.
MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, [S.L.], n. 2, p. 27-35, 30 abr. 1995. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em: 21 jan. 2023.
OLIVEIRA, Sheyla Costa de; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 22, n. 4, p. 611-620, ago. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3313.2459.
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610, 28 jul. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2478. Acesso em: 22 jan. 2023.
RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz: construção de um novo olhar dos jogos e esportes na escola. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 2, p. 103-110, maio/ago 2005. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/169. Acesso em: 7 jan. 2023.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular: lições do Rio Grande. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Artes e Educação Física. v. 2. Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf. Acesso em: 15 de out. 2022.
ROSA, Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do coronavírus - o covid-19!. Rev. Cient. Schola, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 1-4, jul. 2020. Disponível em: https://cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da Educação Física/Uem, Maringá, v. 26, n. 4, p. 505, 25 out. 2015. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.26441. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26441/15525. Acesso em: 12 dez. 2022.
SILVA, Cleonara Sousa Gomes e; LISBOA, Sara Dias; SANTOS, Luciano Marques dos; CARVALHO, Evanilda Souza de Santana; PASSOS, Silvia da Silva Santos; SANTOS, Silvone Santa Barbara da Silva. Elaboración y validación del contenido y apariencia de la cartilla “punción venosa periférica para la familia”. Revista Cuidarte, Bucaramanga, Colombia, v. 10, n. 3, e830, 13 set. 2019. Universidad de Santander - UDES. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v10i3.830. Disponível em: https://revistas.udes.edu.co/cuidarte/article/view/830. Acesso em: 14 jan. 2023.
TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina; BAHIA, Cristiano de Sant'Nna. Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 368-379, 18 nov. 2017. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v15i3.8649968. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649968. Acesso em: 22 jan. 2023.
VARGAS, T. G.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, F. J.; SAWITZKI, R. L. A experiência do sport education nas aulas de Educação Física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 735–748, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.79628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/79628. Acesso em: 25 jan. 2023.
VARGAS, Tairone Girardon; MORISSO, Maríndia Mattos; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SAWITZKI, Rosalvo Luis. A experiência do sport education nas aulas de educação física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Movimento (Esefid/Ufrgs), Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 735-748, 30 set. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.79628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/79628/50373. Acesso em: 25 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).