Classificação dos esportes na Educação Física escolar: elaboração e validação de uma unidade didática no ensino médio

elaboración y validación de una unidad didáctica en el bachillerato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93145

Palavras-chave:

Esportes, Validação de unidade didática, Educação física

Resumo

O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o processo de elaboração e validação de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes nas aulas de Educação Física escolar (EFE). Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa descritiva e de caráter exploratório. A validação foi realizada por cinco especialistas e as principais sugestões desses foram em relação aos objetivos, diversificação das estratégias didáticas, ampliação do conceito da lógica interna, correção de terminologias e estruturação do material didático. Ao final da avaliação, as recomendações foram incorporadas na versão final. Sobre os valores do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) quanto a clareza, pertinência e aplicabilidade, alcançaram índices satisfatórios e excelentes. A hibridização de técnicas da pesquisa qualitativa/quantitativa se mostrou complementar para a validação da unidade didática. O material está pronto para ser implementado e a sua versão on-line será disponibilizada para auxiliar professores/ pesquisadores no planejamento e implementação de unidades didáticas.

Biografia do Autor

Alison Nascimento Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte-CE, Brasil (IFCE). Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita ( UNESP)

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Estácio do Ceará (2009), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Ceará (2012) e mestrado pelo Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2018) com enfoque em Educação Física escolar, e atualmente, aluno de doutorado pelo mesmo programa. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF/UNESP). Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM PEDAGOGIA DO JOGO (LEPEJ). Professor do curso de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, campos Limoeiro do Norte.

André Luís Ruggiero Barroso, Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ. Jaguariúna – SP.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - Área de Tecnologias das Dinâmicas Corporais - UNESP (Rio Claro). Mestre em Ciências da Motricidade - Área de Pedagogia da Motricidade Humana (Educação Física Escolar) - UNESP (Rio Claro). Possui especialização em Pedagogia do Esporte Escolar - UNICAMP e especialização em Ciência do Esporte - UNICAMP. Graduação em Licenciatura e Bacharelado - UNICAMP. Atualmente é docente do Centro Universitário de Jaguariúna e da Rede Municipal de Ensino de Paulínia. É elaborador de Livro Didático - Educação Física Escolar. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, iniciação esportiva nas modalidades de atletismo e voleibol, programas de treinamento na modalidade esportiva voleibol, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar; pedagogia do esporte; iniciação esportiva; treinamento esportivo (voleibol). Membro do grupo de estudos "Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física" UNESP - Rio Claro

Cícero Luciano Alves Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte-CE, Brasil (IFCE)

Doutor em Ciências do Esporte na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, na linha de pesquisa de Aquisição, Controle e Adaptação de Habilidades Motoras ao Longo da Vida. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Física Escolar e membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente e do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora - GEDAM. Possui experiência em Educação Física Escolar, e realiza estudos na área do Comportamento Motor.

Fernando Jaime Gonzalez, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE, desde 1998, onde desde 2017 se desempenha como vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, e professor permanente do PPG em Educação nas Ciências e o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Editor-Chefe da Editora Unijuí. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, mestre na mesma área pela UFSM e Professor de Educação Física pela atual Universidad Provincial de Córdoba, Argentina. Foi professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Pesquisa nas áreas de Educação, Educação Física Escolar e Sociologia das Disposições Sociais. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2010, 2014) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nós da Editorial Edelbra (2012). Participou da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação e foi o diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017). Membro da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar - REIIPEFE - e dos Grupos de Pesquisa Paidotribas e Mongaba da Unijuí. No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado sobre as Bases Sociais das Práticas Corporais. Em 2019 a Universidad Provincial de Córdoba - Argentina, lhe outorgou o título de Professor Honorário pela sua trajetória acadêmica

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP) Departamento de Educação Física.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Rio Claro (2000), mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP de Rio Claro (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade (2012). É professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III e coordenadora do Curso de Educação Física. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. Coordena o grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar). Desenvolve pesquisas principalmente na área de Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte.

Referências

BARROSO, André Luís Ruggiero. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar. 2015. 312 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, Departamento de Educação Física/Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Compreensão e avaliação de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar: visão de professores. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019011, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conex.v17i0.8654139. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8654139. Acesso em: 15 jan. 2023.

BETTEGA, Otávio Baggiotto et al. Pedagogia do esporte: bases epistemológicas e articulações para o ensino esportivo. Revista Inclusiones, [s. l], v. 8, n. 1, p. 185-213, jun. 2021.

BITTENCOURT, Marina Nolli et al. Validation of content and appearance of an educational manual to promote children’s mental health. Rev Rene, [S.L.], v. 21, p. e43694, 18 jun. 2020. Rev Rene - Revista da Rede de Enfermagem de Nordeste. http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20202143694.

BOLONHINI, Sabine Zink; PAES, Roberto Rodrigues. A proposta pedagógica do teaching games for understanding: reflexões sobre a iniciação esportiva. Pensar A Prática, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 1-4, 18 maio 2009. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v12i2.5694.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 20 de out. 2022.

CABRAL, Fabiola de Araujo et al. Validação de conteúdo do teste de conhecimento tático declarativo para o futsal. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 43, p. e000520, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/rbce.43.e000520.

CHAMPANGNATTE, Dostoievski Mariatt de Oliveira; NUNES, Lina Cardoso. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 15-38, dez. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v27n03/v27n03a02.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

COSTA, Gustavo de Conti Teixeira et al. Validação de conteúdo das cenas do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol – TCTD:Vb. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, [s. l], v. 18, n. 6, p. 629-637, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n6p629/33532. Acesso em: 20 jan. 2023.

CÔTÉ, Jean; SALMELA, John H.; BARIA, Abderrahim; RUSSELL, Storm J.. Organizing and Interpreting Unstructured Qualitative Data. The Sport Psychologist, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 127-137, jun. 1993. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/tsp.7.2.127.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: realidade, aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual paulista. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v.6, p. 21-33. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381290/1/caderno-formacao-pedagogia_16.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.

DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes Concepções sobre o Papel da Educação Física na Escola. In: Universidade Estadual paulista. Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v.6, p. 34-50. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/381290/1/caderno-formacao-pedagogia_16.pdf. Acesso em: 21 jan. 2023.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-162, abr. 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41548/1/01d19t02.pdf. Acesso em: 12 de jan. 2023.

GASPARI, Telma Cristiane et al. A realidade dos professores de Educação Física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, São Paulo, v. 14, p.109-137, 2006.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n. 71, abr. 2004. Disponível em: https://efdeportes.com/efd71/esportes.htm. Acesso em: 18 jan. 2023.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada. Motrivivência, [S.L.], v. 27, n. 45, p. 172-188, 14 set. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n45p172. Acesso em: 20 jan. 2023.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

HERNÁNDEZ-NIETO, Rafael. Contributions to statistical analysis:The Coefficients of Proportional Variance, Content Validity and Kappa. Mérida: Universidad de Los Andes, 2002.

MELO, Ingrid Almeida de. Validação de um manual educativo como tecnologia de enfermagem para pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. 2017. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Enfermagem, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, 2017.

MORALES, Juan; GRECO, Pablo; ANDRADE, Ricardo. Validade de Conteúdo do Instrumento para Avaliação do Conhecimento Tático Processual no Basquetebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, [s. l], v. 12(Suplemento), n. 1, p. 31-36, 22 fev. 2013. Disponível em: https://revistas.um.es/cpd/article/view/169411. Acesso em: 15 jan. 2023.

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, [S.L.], n. 2, p. 27-35, 30 abr. 1995. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em: 21 jan. 2023.

OLIVEIRA, Sheyla Costa de; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 22, n. 4, p. 611-620, ago. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3313.2459.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610, 28 jul. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2478. Acesso em: 22 jan. 2023.

RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz: construção de um novo olhar dos jogos e esportes na escola. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 2, p. 103-110, maio/ago 2005. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/169. Acesso em: 7 jan. 2023.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular: lições do Rio Grande. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Artes e Educação Física. v. 2. Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf. Acesso em: 15 de out. 2022.

ROSA, Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do coronavírus - o covid-19!. Rev. Cient. Schola, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 1-4, jul. 2020. Disponível em: https://cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da Educação Física/Uem, Maringá, v. 26, n. 4, p. 505, 25 out. 2015. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.26441. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26441/15525. Acesso em: 12 dez. 2022.

SILVA, Cleonara Sousa Gomes e; LISBOA, Sara Dias; SANTOS, Luciano Marques dos; CARVALHO, Evanilda Souza de Santana; PASSOS, Silvia da Silva Santos; SANTOS, Silvone Santa Barbara da Silva. Elaboración y validación del contenido y apariencia de la cartilla “punción venosa periférica para la familia”. Revista Cuidarte, Bucaramanga, Colombia, v. 10, n. 3, e830, 13 set. 2019. Universidad de Santander - UDES. http://dx.doi.org/10.15649/cuidarte.v10i3.830. Disponível em: https://revistas.udes.edu.co/cuidarte/article/view/830. Acesso em: 14 jan. 2023.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina; BAHIA, Cristiano de Sant'Nna. Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 368-379, 18 nov. 2017. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v15i3.8649968. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649968. Acesso em: 22 jan. 2023.

VARGAS, T. G.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, F. J.; SAWITZKI, R. L. A experiência do sport education nas aulas de Educação Física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 735–748, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.79628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/79628. Acesso em: 25 jan. 2023.

VARGAS, Tairone Girardon; MORISSO, Maríndia Mattos; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SAWITZKI, Rosalvo Luis. A experiência do sport education nas aulas de educação física: utilizando o modelo de ensino em uma unidade didática de futsal. Movimento (Esefid/Ufrgs), Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 735-748, 30 set. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.79628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/79628/50373. Acesso em: 25 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

Farias, A. N., Luís Ruggiero Barroso, A. ., Luciano Alves Costa, C., Gonzalez, F. J. ., & Moreto Impolcetto, F. (2023). Classificação dos esportes na Educação Física escolar: elaboração e validação de uma unidade didática no ensino médio: elaboración y validación de una unidad didáctica en el bachillerato. Motrivivência, 35(66), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93145

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)