A abordagem da competição esportiva na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física

Autores

  • Valéria Gonçalves
  • Fernando Jaime González UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Robson Machado Borges UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54308

Resumo

O esporte e a competição são assuntos completamente interligados e que estão presentes na sociedade de diferentes formas. Contudo, professores de Educação Física (EF) escolar têm dificuldades em contextualizar a competição em suas aulas, muitas vezes por desconhecerem propostas que abordam o assunto de forma significativa para eles. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo principal descrever as decorrências de uma pesquisa-ação com docentes de EF, acerca do tratamento da competição esportiva na escola. Em oito encontros, um dos pesquisadores e duas professoras se reuniram para estudar a aplicação do Sport Education. Os resultados apontam uma mudança na concepção das docentes sobre a contextualização da competição esportiva nas aulas de EF, uma vez que elas compreenderam a possibilidade de se trabalhar com essa temática a partir dos princípios do Sport Education.

Biografia do Autor

Valéria Gonçalves

Professora de Educação Física pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fernando Jaime González, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências. Ijuí/RS/Brasil.

Robson Machado Borges, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor na Unijuí, trabalhando no curso de Educação Física. 

Referências

ARRUDA JÚNIOR, N. A. A competição e a educação física escolar. Universidade Estadual de Campinas. 2009. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BETTI, M. Imagens em avaliação-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física. Educar em Revista, Curitiba, n. especial 2, p. 137-152, 2010.

COELHO, I. M. F. A aplicação do Modelo de Educação Desportiva no Ensino do Atletismo. 138f. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Desporto da Universidade de Porto. Porto 2011.

DE ROSE JR., D.; KORSAKAS, P. O processo de competição e o ensino do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O. PETERSEN, R. D. (Orgs.) Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, p. 251-261.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan. /abr. 2008, p. 57-70.

GONZÁLEZ, F. J. O Ensino dos Esportes. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (Org.). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. 2 ed. Maringá: Eduem, 2017, v. 1, p. 29-60

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL/Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico. Lições do Rio Grande: caderno do aluno/Secretaria de Estado da Educação. v. 2. Porto Alegre: SE/DP, 2009a. p. 59-80.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL/Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico. Lições do Rio Grande: livro do aluno/Secretaria de Estado da Educação. v. 4. Porto Alegre: SE/DP, 2009b. p. 71-82.

MARQUES, A. Fazer da competição dos mais jovens um modelo de formação e de educação. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. p. 75-98.

MESQUITA, I. M. R.; et. al. Modelo de educação esportiva: da aprendizagem a aplicação. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 1-14, 1, trim. 2014.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VARGAS, T. G.; MORISSO, M. M.; GONZÁLEZ, F. J. O ensino do esporte utilizando o modelo sport education: o relato de uma experiência. In: DARIDO, S. C. (Org.). Educação Física no Ensino Médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Unijuí, 2017, p. 277-294.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Gonçalves, V., González, F. J., & Borges, R. M. (2019). A abordagem da competição esportiva na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Motrivivência, 31(57). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54308

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)