A mudança de compreensão de um formando em Educação Física acerca do sentido do componente curricular na escola: uma autoetnografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80676

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais fatores induziram uma mudança conceitual de um formando em Educação Física, em relação à compreensão do sentido desse componente curricular na escola. Por meio de uma autoetnografia, durante 11 meses o autor analisou os trabalhos realizados em tarefas acadêmicas, as anotações em cadernos de disciplinas cursadas, as intervenções efetuadas como trabalho de campo e os questionários respondidos pelos seus alunos. Os resultados indicam que não foi um acontecimento único que induziu a mudança de compreensão, mas vários fatores. O principal deles foi a discussão, em um componente curricular, sobre o direito de aprendizagem dos discentes. Em menor medida, as intervenções nos trabalhos de campo realizadas em virtude de disciplinas acadêmicas, a constatação do interesse dos alunos ao experimentarem temas de ensino distintos dos que estavam acostumados e a testagem de conhecimentos estudados na universidade com seus próprios filhos, tiveram influência na mudança conceitual.

Biografia do Autor

Anderson Henrique Rozek Mallmann

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unijuí. Docente na rede pública municipal de ensino de Campinas da MIssões/RS.

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Ciência do Movimento Humano. Docente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, professor permanente do PPG em Educação nas Ciências e o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão na Unijuí.

Robson Machado Borges, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Docente adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, atuando no curso de graduação em Educação Física e no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. É coordenador dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Unijuí. 

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Mallmann, A. H. R. ., González, F. J., & Borges, R. M. . (2021). A mudança de compreensão de um formando em Educação Física acerca do sentido do componente curricular na escola: uma autoetnografia. Motrivivência, 33(64), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80676

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